09/01/2009 | Sexta-feira | 00h00

Após novo adiamento, pela manhã, vereadores da oposição se retiram do Plenário à tarde e projetos do Executivo continuam sem apr

Vereadores da oposição

Foto: Ascom PMI

A Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores que analisaria os projetos do Poder Executivo que criam novas secretarias e assessorias de governo, que estava marcada para às 10 horas desta sexta-feira (09/01), foi transferida para às 15h. Isso porque os vereadores integrantes da Comissão de Justiça, Finanças, Orçamento e Redação (CJFOR) e Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Trabalho e Ação Social, Obras, Transportes, Estradas e Agricultura (COSPECAS), onde as matérias são analisadas, julgaram que não haveria tempo hábil para analisar as mensagens retificativas - alteração na redação original do projeto - procedentes do Executivo, já que as mesmas chegaram à Câmara faltando pouco menos de meia hora para o início da Sessão.

Aí quando se imaginava que tudo caminharia para um desfecho, já que todos os vereadores estavam presentes e a Sessão da tarde já havia sido iniciada, no momento em que se discutia o projeto de criação de novas assessorias (Especial, Comunicação, Mobilidade Urbana, Planejamento e Políticas de Gênero), o vereador Sérgio Motta (PMDB) pediu vistas, pois não havia comparecido - alegou motivos particulares - na reunião da COSPECAS, a qual ele integra, pela parte da manhã, e, por isso, não havia dado seu parecer a respeito da matéria.

De imediato o vereador Mário Bruck (PSB), ao pedir a palavra, argumentou que ele não poderia pedir vistas por ser um membro da Comissão e, mesmo que pudesse, teria que ser feito no momento da votação, e não durante a discussão. Indignado, Motta se retirou do Plenário e levou consigo todos os demais vereadores de oposição.

O vice-presidente da Câmara, vereador Éber Escobar, esbravejou na Tribuna.

- Esta é uma atitude intempestiva, irresponsável. Peço à senhora presidente que inclua estes vereadores na Comissão de Ética desta Casa para que tal atitude venha a ser julgada posteriormente.

Já Mário Bruck citou o Art. 25 da Lei Orgânica do Município, que fala sobre a falta de decoro parlamentar e a perda do mandato. Em seguida a presidente, vereadora Gislaine Brum, encerrou a Sessão e convocou outra para dali 30 minutos. Passado esse prazo, e após analisar de que forma procederiam, Gislaine iniciou os trabalhos somente para convocar os parlamentares para uma outra Sessão Extraordinária a ser realizada neste sábado (10/01), às 9h.

Texto e fotos: Juliano Barbosa - 09610