27/02/2009 | Sexta-feira | 00h00

Assessoria de Políticas de Gênero promove uma série de eventos durante o mês das mulheres

Assessora Ivete Píffero

Foto: Ascom PMI

No dia 8 de março de 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque (EUA) entraram em greve para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram trancadas no prédio onde, horas depois, foi destruído pelas chamas de um incêndio, matando 130 mulheres. Diante desse fato histórico, surgiu a idéia de se comemorar no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

Pensando nisso, a Assessoria de Políticas de Gênero promoverá durante todo o mês de março uma série de oficinas de arte destinadas às mulheres itaquienses, para celebrar durante esse período os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados por elas a partir da tragédia de meados do século 19. O ápice da programação ocorrerá no dia 31, quando será realizado, na Câmara de Vereadores, um seminário que terá como tema Direito da Mulher: Do Sonho à Realidade, juntamente com a 1ª Mostra da Arte sob o Olhar Feminino.

Para a assessora de Políticas de Gênero, Ivete Píffero, nada mais apropriado do que desenvolver diversas atividades durante o mês em que se comemora uma data tão significativa, abordando assuntos de interesse das mulheres.

– A Assessoria é um órgão que tem a finalidade de assessorar, assistir, apoiar, articular, acompanhar e desenvolver ações voltadas à mulher. E já que estamos chegando ao mês de março, vamos aproveitar a oportunidade para realizar estas atividades como forma de estabelecer um primeiro contato com as mulheres da nossa comunidade, mostrando a elas que a Prefeitura está preocupada com o bem-estar da população feminina do nosso município – disse Ivete. Confira abaixo a programação:

* Oficinas de arte com as professoras de artesanato Edina Cursino e Maria Tereza Rodrigues.

1ª Semana – 02 a 06/03

Curso: Fuxico
Local: Círculo Comunitário Conjunto Habitacional Dr. Ayub
Horário: 15h

E no dia 31/03, Seminário Direito da Mulher: Do Sonho à Realidade e 1ª Mostra da Arte sob o Olhar Feminino.

Local: Câmara de Vereadores
Horário: 14h: Abertura;