11/02/2009 | Quarta-feira | 00h00

Itaqui pleiteia exportação de produtos brasileiros pelo Porto argentino de Corrientes

Da esq. p/ dir.: Gustavo Sábio, Daltro Bernardes, Valmor Zago e Antônio Repetto

Foto: Ascom PMI

O chefe de Gabinete, Daltro Fogaça Bernardes, e o presidente da Cooperativa de Transporte do Mercosul Ltda. (Cotrasul), Valmor Zago, reuniram-se na terça-feira (10/02), em Corrientes (AR), com uma comitiva argentina formada pelo diretor de Transportes Fluviais e Portos da Província de Corrientes, Gustavo Adolfo Sábio, o assessor da deputada Silvia Recalde, Antônio Repetto, e o operador de contêiner, Juan Manoel Rosas. O encontro ocorreu no Porto da cidade argentina.

Em pauta, a possibilidade de exportação brasileira pelo Porto de Corrientes; recuperação da rampa alternativa e conclusão da nova rampa do Porto de Alvear; cobrança de uma taxa aos transportadores brasileiros pela Intendência Municipal de Alvear; definição do local da Área de Controle Integrado (ACI) – a decisão se será em Itaqui ou Alvear ocorre em março, em reunião em Foz do Iguaçu, que será realizada pelo Comitê Técnico do Mercosul nº. 2 (CT-2).

− Só para se ter uma idéia, no ano passado foram exportadas 30.850 toneladas de produtos de Itaqui pelo Porto de Rio Grande, com destino à Europa, Estados Unidos e África. Podemos fazer o mesmo pelo Porto de Corrientes, via Alvear, que é a metade da distância – afirmou o chefe de Gabinete, que complementou que são necessárias as adequações propostas à travessia Itaqui/Alvear para que se torne viável esse pleito. De 2007 para 2008, houve um aumento de quase 25 milhões de dólares em importação e exportação pelo Porto de Itaqui, saltando de 66 milhões para 90 milhões.

Nesta quarta-feira (11/02), Daltro reuniu-se com os representantes dos importadores, exportadores e transportadores de Itaqui na Camil Alimentos, e expôs os assuntos tratados na Argentina. Em relação à ACI, ficou decidido que uma comitiva local irá a Foz do Iguaçu participar da reunião do CT-2.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610