19/02/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prefeito Gil conhece estufas do Projeto Ouro Doce

Agrônoma Jocelia explicando o processo de enxerto ao prefeito Gil

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho esteve na Granja Municipal na quarta-feira (18/02) conhecendo um pouco mais do Projeto Ouro Doce, e ficou satisfeito com o que viu e ouviu da responsável técnica, a agrônoma Jocelia Vargas Campos.

Atualmente está na terceira fase, no viveiro de citros, a produção de mudas de laranja sem semente, para consumo in natura − para mesa, não é destinado para indústria. Segundo Jocelia, foram enxertadas 4 mil mudas em dezembro do ano passado e que já estão em fase de crescimento avançado.

− Além destas 4 mil, que estão bem avançadas como se pode visualizar no viveiro, mais 3 mil foram enxertadas nos últimos dias, pois trata-se de um trabalho artesanal. Cada cavalo − semente de limão germinada − é enxertado de forma isolada, pois não tem como fazer enxertos em grande escala – explicou a agrônoma, complementando que as borbulhas são trazidas da Emprapa/Pelotas conforme a necessidade do viveiro e disponibilidade de cavalos.

As mudas enxertadas devem estar prontas a partir de novembro de 2009, e estão destinadas a futuros produtores interessados na produção de citros. Em função da alta tecnologia empregada no processo, as plantas não são recomendadas para o plantio doméstico. Segundo Jocelia, se não houver assistência e adubação adequados, elas não produzem da forma esperada.

− A Prefeitura coloca à disposição assistência técnica qualificada para eliminar dúvidas sobre a produção e implantação de pomar, seja ele doméstico − até 50 pés de laranjas – ou comercial – informa a agrônoma.

A partir de março a Secretaria de Agricultura estará promovendo palestras sobre o rendimento da citricultura e os objetivos do Projeto Ouro Doce, mostrando o potencial que o município tem para produzir árvores frutíferas, em especial citros.

− Além disso, o projeto busca incentivar a qualificação dos profissionais da região, e ofereceu estágio para três técnicos agrícolas e dois engenheiros agrônomos, que tiveram a oportunidade de acompanhar toda fase de implantação do viveiro − destacou o prefeito Gil Marques Filho.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610