17/02/2009 | Terça-feira | 00h00

Secretaria realizará reuniões mensais nas escolas

Reunião definiu encontros mensais nas escolas da rede municipal

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Educação realizou na tarde desta terça-feira (17/02), uma reunião com os diretores de escolas da rede municipal de ensino e equipe da Secretaria. O encontro teve como objetivo aproximar a classe diretiva, propondo reuniões periódicas em todos os educandários municipais, da cidade e do interior.

Na abertura dos trabalhos, rezou-se a oração de São Francisco de Assis. Depois fez-se a leitura de uma mensagem de título Folha em Branco – que fala sobre reorganizar a vida, recomeçar, ser otimista, ter fé e esperança – seguida de comentários dos educadores. Na sequência, a secretaria Martha Luzia fez uma breve saudação a todos.

Depois disso, uma dinâmica de grupo movimentou o encontro. Cada diretor e demais participantes receberam um ‘tijolinho’ para escrever uma palavra ou mais que resumisse, no seu entendimento, a escola ideal. Comprometida, acolhedora, responsável, criativa, ética, humana e social foram algumas das escolhas apresentadas ao grupo, e que foram justificadas uma por uma pelos participantes.

Em seguida, a secretária Martha perguntou se os diretores gostariam que as escolas tivessem autonomia financeira.

– É muita perda de tempo um diretor me solicitar a compra, por exemplo, de papel higiênico, quando ele mesmo pode fazer isso tendo o seu próprio orçamento – justificou a chefa da Pasta, que obteve resposta positiva dos participantes.

Ao final, Martha sugeriu a realização de reuniões mensais nas escolas, para que os diretores apresentem suas realidades aos colegas. Diante da aceitação, imediatamente definiu com sua equipe de trabalho um calendário para o ano todo, que ficou assim estabelecido: 14/03 – Dorsolina Alves; 26/03 – Vicente Solés; 28/04 – Luis Sanchotene; 27/05 – Osório Braga; 18/06 – Otávio Silveira; 15/07 – Ulisséa Lima Barbosa; 25/08 – João Matas Solés; 29/09 – Getúlio Vargas; 22/10 – Clarimundo Pinto; 18/11 – Ranulfo Lacroix; 04/12 – José Gonçalves da Luz.

– A Secretaria tem que ir até a escola, e não o contrário – ensinou Martha Luzia, que encerrou convidando a todos para um lanche de confraternização.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610