12/03/2009 | Quinta-feira | 00h00

Município participa da 1ª reunião da AMFRO em 2009

Reunião ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho, o chefe de Gabinete Daltro Bernardes e o secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, participaram na manhã desta quarta-feira (11/03), em Uruguaiana, da 1ª reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) em 2009. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, e contou com a presença dos 12 municípios – Itaqui, Uruguaiana, Santana do Livramento, São Gabriel, Maçambará, Barra do Quaraí, Alegrete, Quaraí, São Borja, Manoel Viana, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul – integrantes da entidade. O prefeito de Uruguaiana e presidente da AMFRO, José Francisco Sanchotene Felice, comandou os trabalhos.

Na oportunidade foi apresentanda a Declaração de Princípios Éticos, que diz o seguinte: Os projetos de desenvolvimento de âmbito regional serão prioritários e demandarão empenho integrado dos municípios da Associação; Os objetivos de um município associado da AMFRO merecerão apoio de todos os demais municípios, traduzindo-se em processos propositivos, reivindicatórios e solidários; Os municípios associados da AMFRO comprometem-se a trocar informações e experiências, permanentemente, tendo em vista a racionalidade administrativa, a economicidade e a eficiência.

Após a leitura da Declaração, foram tratados assuntos de saúde pública, com estratégias de prevenção e combate de epidemias. Também foi aprovado o envio de duas correspondências. A primeira, endereçada ao desembargador João Ghisleni Filho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. No texto, a solicitação da manutenção da Vara do Trabalho nas Comarcas de Alegrete e Rosário do Sul. A segunda, ao presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS), Elir Domingo Girardi, comunicando que os municípios associados da AMFRO não autorizam nenhum desconto em suas verbas, relativamente a eventuais serviços contratados pela FAMURS.

Após o término da reunião, a comitiva da AMFRO, a convite do prefeito Sanchotene Felice, visitou o restaurante Popular, a Usina de Asfalto e as obras de pavimentação de duas quadras na rua Emílio Tauceda, no bairro Cabo Luiz Quevedo. A próxima reunião da entidade será realizada no dia 13 de abril, em Porto Alegre.

– É importante estarmos presentes nestes encontros da AMFRO. Assim, no momento de reivindicarmos algo para Itaqui, teremos o apoio dos outros 11 municípios que compõem a entidade, conforme consta na Declaração de Princípios Éticos. Sendo assim, nosso discurso terá mais força – argumentou o prefeito Gil.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610