26/03/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prefeitura pode modernizar sistema de telefonia, resultando numa economia de até 50% no custo das ligações

Funcionários da Prefeitura atentos às explicações

Foto: Ascom PMI

A Assessoria de Planejamento e o Setor de Informática apresentaram durante a tarde desta quinta-feira (26/03) a algumas áreas e setores da Prefeitura, e também a representantes do Legislativo, através da empresa SYSS VOIP, sediada em Horizontina, a tecnologia Voip (Voice Over Internet Protocol), que permite a transmissão de voz por IP, tornando possível a realização de chamadas telefônicas DDD – com qualidade – pela internet por um custo bem mais baixo em relação ao convencional.

A Voip faz com que as redes de telefonia se misturem às redes de dados. Dessa forma, é possível que, usando um microfone, caixas de som ou fones de ouvido, e um software apropriado, se faça uma ligação para telefones convencionais por meio de um computador. A tecnologia Voip também tem sido aplicada em PABX, os conhecidos sistemas de ramais telefônicos. Com isso, muitas empresas estão deixando de ter gastos com centrais telefônicas por substituírem estas pelo sistema Voip.

– Além de empresas, municípios estão adotando o sistema. As prefeituras de Horizontina e Santa Rosa, por exemplo, já trabalham com a Voip há um ano, e São Borja também tem interesse – disse Darci Pedro Mazzardo, diretor comercial da SYSS VOIP, que veio a Itaqui acompanhado do filho Willian Mazzardo, diretor de tecnologia de informação.

O objetivo, segundo o assessor de Planejamento Hamíltom Berro, é reduzir custos com ligações telefônicas para que a Prefeitura tenha maior poder de investimento em áreas prioritárias de governo.

– Conforme disse o Darci, essa economia pode chegar comprovadamente a até 50%, pois as tarifas são bem menores. Portanto, gastaríamos metade do que gastamos hoje com telefone, sem falar nos outros benefícios agregados ao produto, como, por exemplo, a conta on-line, onde verifico, onde quer que eu esteja e a qualquer hora, um histórico com data, tempo, custo e destino das ligações efetuadas – destacou Hamílton, complementando que a Prefeitura estudará a proposta da SYSS VOIP, assim como pesquisará no mercado outras empresas que também trabalhem com esta tecnologia.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610