26/03/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prefeitura vai implementar o programa Primeira Infância Melhor no município

Flora Machado, consultora técnica do Grupo Técnico Estadual do PIM

Foto: Ascom PMI

O programa Primeira Infância Melhor (PIM), instituído como política pública pela Lei Estadual nº. 12.544/06, foi a pauta da reunião do prefeito Gil Marques Filho na tarde desta quinta-feira (26/03), no gabinete, com a coordenadora regional de Saúde, Saionara Marques, o delegado adjunto Bruno Souza, a técnica responsável pelo PIM na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10º CRS), Jaqueline Zoch, e a consultora técnica do Grupo Técnico Estadual do PIM, Flora Machado. A comitiva expôs ao prefeito as características do programa e a necessidade de implementá-lo no município.

O PIM consiste em orientar famílias em condição de vulnerabilidade social, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os 6 anos de idade. Foi inspirado em modelos internacionais, como o programa cubano ‘Educa a tu Hijo’, do Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar (CELEP), e adaptado à realidade gaúcha. Desde então, o PIM é coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com vários setores do governo, em especial as secretarias do RS de Educação, Cultura, e Justiça e Desenvolvimento Social. Para a política de desenvolvimento da primeira infância no Estado, o PIM demonstra que, com vontade política, os gestores públicos podem contribuir para melhoria dos ganhos na primeira infância, a partir de ações concretas baseadas em estudos científicos e experiências exitosas, alicerçadas na comunidade, contando com uma rede de serviços articulada intersetorialmente. O PIM apresenta-se como elemento inovador nas políticas públicas pelo seu baixo custo em um investimento onde os ganhos sociais são altíssimos (fonte: pim.saude.rs.gov.br).

Entre esses ganhos, estão a diminuição da evasão e da repetência escolar, redução do índice de gravidez na adolescência, melhora da qualificação da mão-de-obra, diminuição do gasto com saúde pública e redução da delinquência juvenil.

Para disponibilizar o programa à comunidade, Itaqui precisa habilitar-se junto à Secretaria Estadual da Saúde, e disponibilizar os recursos humanos, os chamados visitadores, para a execução do mesmo. Para municípios com até 50 mil habitantes, são necessários até seis visitadores, a um custo para o Estado de R$ 400,00 por visitador.

− Vamos implementar o PIM o mais breve possível. Começaremos pela Vila Nova, Pró-Morar e José da Luz, onde já há uma estrutura montada através dos PSFs – informou o prefeito Gil.

Também participaram da reunião os secretários Sandro Veiga (Ação Social), Loreni Boeira (Saúde) e Martha Luzia Delgado (Educação), e ainda o assessor de Planejamento Hamílton Berro.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610