03/04/2009 | Sexta-feira | 00h00

Câmara promove audiência pública sobre abastecimento de água e tratamento de esgoto no município

Giosepe, Ximenes, Cavalheiro e Ferraz

Foto: Ascom PMI

A Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (03/04), para discutir com a sociedade a questão do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Itaqui, aproveitando o momento em que o contrato municipal de concessão do fornecimento de água está expirando, e Prefeitura e CORSAN discutem a possibilidade de renovação. Para tanto convidou a estatal, já que é a ela concedido o direito de exploração do serviço desde 1985.

A empresa esteve representada pelo assistente de Diretoria da Superintendência de Relações Institucionais, Giosepe Bica, o chefe do Depto. Comercial Central – Fronteira, Roberto Cavalheiro, e o gerente da unidade local, José Luis Ximenes. Também participou o representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIÁGUA – RS), Rogério Ferraz. Completando a mesa de trabalho, estiveram o prefeito Gil Marques Filho, a vice-prefeita Claudete Bruck, a presidente da Casa Legislativa, Gislaine Brum, os vereadores Lauro Hendges (PDT), Roberto Martinez (PSB), Márcio Palma (PP) e Aline Goulart (PMDB), e o subtenente Márcio Dornelles, representando o 1º RCMec. No plenário, outros vereadores da Casa, secretários municipais e público em geral.

Na tarde anterior, Bica e Ximenes se reuniram com o prefeito Gil para discutir a possibilidade de renovação do contrato, que completa 24 anos no mês de junho. Gil impôs como condição para renovar, a construção de uma estação de coleta e tratamento de esgoto, o que levou o funcionário a prometer que levará a questão ao presidente e que trará uma resposta no máximo até o final deste mês. Já na audiência, conforme revelou na quinta, Bica apresentou um vídeo institucional da empresa e falou um pouco sobre a Lei Federal nº. 11.445/07, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. Ele foi muito questionado sobre a falta de investimentos no município e também sobre a qualidade da água fornecida. Bica concordou que a CORSAN investiu muito pouco ao longo desses anos, porém fez questão de ressaltar que a água que se consome em Itaqui é muito bem tratada, passando por um rigoroso controle do padrão de qualidade.

A audiência desta sexta não teve validade para fins de renovação de contrato, já que não é considerada oficial por não ter sido convocada pela Prefeitura. A oficial deverá ocorrer no início do mês de junho. Até lá, o Poder Executivo continuará sofrendo o assédio de empresas privadas interessadas em explorar o serviço no município, o que já vem ocorrendo em algumas cidades gaúchas que antes concediam o direito, a exemplo de Itaqui, à estatal gaúcha. Uruguaiana e São Borja, só para citar as cidades mais próximas, também discutem nesse momento a renovação de seus contratos e acenam com a possibilidade de concederem o serviço à iniciativa privada.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610