07/04/2009 | Terça-feira | 00h00

Claudete cobra solução para o presídio de Itaqui

Vice-prefeita cobra uma solução para o presídio

Foto: Ascom PMI

A vice-prefeita Claudete Bruck participou de uma audiência na tarde desta terça-feira (7/4), em Porto Alegre, na Assessoria de Demandas Públicas (ADP) da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP). Em pauta, o Presídio Estadual de Itaqui.

Claudete reiterou ao coordenador da ADP, Evandro Egídio Zambonato, a necessidade de uma reforma imediata na unidade prisional que vem sofrendo há bastante tempo com a superlotação de apenados em razão da precariedade estrutural.

Evandro, por sua vez, ressaltou que a Pasta já analisa as reivindicações da comunidade, fruto de recente audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Itaqui com o Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias (DRIC) da Secretaria. Ele lembrou à vice-prefeita que R$ 102 milhões foram disponibilizados pela governadora Yeda para investimentos no sistema prisional este ano, de um total de R$ 245 milhões a serem aplicados na construção e reforma de presídios até 2010 em todo o Estado.

– Desta forma, a demanda por nós apresentada já recebe atenção da SSP e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), objetivando a construção de alternativas e soluções para a nossa casa prisional – destacou Claudete.

Na mesma tarde, a vice-prefeita participou de uma solenidade de entrega de 135 novos veículos à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), seis para a Casa Militar e cinco para a Secretaria da Irrigação e Usos Múltiplos da Água. O ato ocorreu em frente ao Palácio Piratini e contou com a presença da governadora Yeda. Do total de carros à Agricultura, 122 foram destinados às regionais e às inspetorias veterinárias, alcançando 107 municípios, entre os quais Itaqui. Claudete entregou a chave do veículo à funcionária da Inspetoria Veterinária, Alessandra Gavião.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610
Foto Claudete: Arquivo/Ass. Com.

Foto veículos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini