24/04/2009 | Sexta-feira | 00h00

Criançada faz a festa com os personagens do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’

Apresentação da peça 'A Pílula Falante'

Foto: Ascom PMI

A Secretaria da Educação realizou nesta sexta-feira (24/4) o projeto ‘Criança em Cena: A Magia da Leitura’, tendo como locais a Praça Marechal Deodoro da Fonseca e o Teatro Prezewodowski. O objetivo foi o de incentivar alunos das turmas do segundo ao quarto anos das escolas municipais a terem o interesse e o hábito pela leitura, aproveitando que no último dia 18 comemorou-se o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em Taubaté - SP, em 18 de abril de 1882. Entre suas principais obras está o ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’.

As atividades começaram na primeira hora da tarde, com as saudações da secretária da Educação Martha Luzia Delgado e da vice-prefeita Claudete Bruck. Na Praça Marechal Deodoro, as dezenas de crianças ouviram histórias de Monteiro Lobato e cantaram e dançaram ao som de ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, na voz de Gilberto Gil. Já no teatro, o próprio Lobato (Luiz Paulo Maciel) se encarregava de recepcionar professores e alunos. Logo em seguida foi apresentada a peça ‘A Pílula Falante’, de autoria do escritor paulista. Depois foi a vez das escolas se apresentarem, sempre homenageando Monteiro Lobato.

Encerradas as apresentações, todos se dirigiram novamente à praça, onde estavam montadas quatro tendas que serviam às crianças desde pipoca a algodão doce. E as tendas eram temáticas. A primeira chamava-se ‘Baú Mágico da Emília’, a segunda ‘A Caverna da Cuca’, a terceira ‘Museu do Visconde de Sabugosa’ e a quarta ‘Rabicó no Mundo Encantado do Livro Infantil’. E alguns dos personagens do ‘Sítio’ estavam ali, transitando na Praça Marechal Deodoro. Emília (Renata Garavone), Dona Benta (Elizabeth Moreira Maciel), Cuca (Tatiane Goulart), Visconde de Sabugosa (Kátia Raquel Gizéria) e Rabicó (Giolmar Mello) fizeram a festa com a criançada, numa tarde alegre, divertida e, acima de tudo, educativa.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa – 9610