08/04/2009 | Quarta-feira | 00h00

Diretor do DAER afirma que obras de asfaltamento da RS-529 reiniciam até maio

Gil (esq.), Ricardo e Aldérico

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho participou na tarde desta quarta-feira (8/4), em Maçambará, do anúncio das obras de asfaltamento da RS-529. O evento ocorreu em almoço no CTG Recreio dos Gaudérios e contou com a presença do diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Ricardo Guimarães. A obra está entre as 17 anunciadas no último dia dois de março pela governadora Yeda, em evento realizado no Palácio Piratini, batizado de anúncio de ‘fatos relevantes’.

Em seu discurso, Ricardo disse que o trecho de 30 km que liga Itaqui a Maçambará até a BR- 472 é prioridade para o Estado, já que serve para escoamento da produção. Além disso, citou o fato da obra ser uma reivindicação antiga de ambas as comunidades.

− Ela é originária de um contrato firmado em 1998. Portanto, há 11 anos vem sendo reivindicada pelos dois municípios. Só que desta vez será diferente, pois terá início, meio e fim – garantiu o diretor, que complementou dizendo que o serviço iniciará o mais tardar em maio, com conclusão prevista para meados de 2010.

O prefeito Gil também ressaltou o fato da governadora priorizar uma região produtora. Ele ainda agradeceu pela conclusão do término das obras de asfaltamento do Acesso Sul de Itaqui, porém cobrou empenho das autoridades para que ‘saia do papel’ a construção da ponte sobre o rio Itú, no Passo da Cachoeira.

Sobre este assunto, diante das mais de duzentas pessoas presentes, o diretor do DAER disse que o projeto provavelmente esteja em fase de conclusão, mas que nós próximos dias dará um retorno ao prefeito Gil.

Ao final, encerrando os pronunciamentos, o prefeito de Maçambará, Aldérico Copatti, arrancou gargalhadas do público ao mencionar que é a quarta vez que todos se reúnem para comemorar o reinício das obras comendo um churrasco.

− Desse jeito vão acabar com todo o nosso gado – brincou Aldérico.

A ordem de serviço ainda não foi assinada. Ela poderá ocorrer na solenidade de inauguração do Acesso Sul, quando está prevista a vinda da governadora Yeda a Itaqui. A data ainda não foi confirmada pelo Piratini.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610