Notícias

08/04/2009 | Quarta-feira | 00h00

Engº. de tráfego analisa o trânsito de Itaqui

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se no gabinete na manhã desta quarta-feira (8/4), com o engº. de...

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Gil e João Otávio conversam sobre o trânsito de Itaqui

Gil e João Otávio conversam sobre o trânsito de Itaqui
Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se no gabinete na manhã desta quarta-feira (8/4), com o engº. de tráfego da Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS), João Otávio Marques Neto. Por solicitação do prefeito, o engº. veio ao município preparar e apresentar um diagnóstico sobre o trânsito e sugerir ações de melhoria. Ele chegou a Itaqui nesta terça, 7, e retorna a Porto Alegre esta noite. O assessor de Mobilidade Urbana, Antônio Maciel, o tem acompanhado pelas ruas da cidade.


Segundo João Otávio, não há grandes problemas no trânsito de Itaqui. Para ele, a solução passa primeiramente pela educação dos atuais e futuros condutores.


– Educar as crianças que estão nas escolas e que logo estarão conduzindo um veículo, conscientizar os motoristas sobre a necessidade do uso do cinto de segurança e fiscalizar o tráfego, são algumas das ações que ajudam a melhorar a qualidade do trânsito – destacou o engº, que complementou dizendo que a frota de veículos cresceu muito nos últimos anos em todo o país e que as cidades não se adaptaram a esta nova realidade.


Gil ressaltou que o objetivo é ouvir as sugestões que serão apresentadas para implementá-las de acordo com a realidade do município.


– O João nos dirá, por exemplo, onde o estacionamento tem que ser oblíquo ou paralelo, se é necessário alterar a mão de ruas e avenidas para a melhora do fluxo, e onde devemos colocar placas de sinalização – disse o prefeito.


Sobre a fiscalização, Gil informou que num primeiro momento manterá o convênio existente com a Brigada Militar, lutando pelo aumento do efetivo para que o trabalho possa fluir com mais qualidade.


– Agora não temos condições de criar uma guarda municipal de trânsito, pois demanda um custo alto. Mas como a Brigada já vem atuando no trânsito de Itaqui, a saída momentânea é manter o convênio, buscando junto ao governo estadual o aumento do efetivo da corporação – declarou o chefe do Executivo.


Após a reunião, o repórter de uma emissora de rádio perguntou ao engº. de tráfego o que é mais importante nesse início de trabalho. João Otávio respondeu:


– O mais importante é iniciar. E o prefeito já iniciou solicitando a presença da FAMURS em Itaqui. Para mim, isso já é meio caminho andado.


PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610


Imagens Relacionadas
  •