30/04/2009 | Quinta-feira | 00h00

Itaqui é um dos primeiros municípios do RS a concluir o Plano de Habitação

Reunião ocorreu no gabinete do prefeito

Foto: Ascom PMI

As consultoras Karla Moroso e Jaqueline Menegasse, da Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoria de Projetos Ltda., empresa vencedora da licitação para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), apresentaram na manhã desta quinta-feira (30/4) ao prefeito Gil Marques Filho, o diagnóstico do PLHIS.

Falta de moradias (nas áreas urbana e rural), qualificação das moradias já existentes, irregularidade fundiária e coabitação (duas famílias ou mais morando na mesma casa) são alguns dos problemas existentes no município que estão apontados na pesquisa realizada pelas consultoras. Mas as soluções, assim como os caminhos para a obtenção de recursos também foram externados por ambas.

- O plano vai ser entregue e a Prefeitura tem que ter a estrutura adequada para geri-lo -explicou Jaqueline.

- Isso não vai ser problema. A Secretaria da Ação Social e o Conselho Municipal de Habitação (COMHAB) ficarão responsáveis pelo bom andamento das questões - informou o prefeito.

A primeira audiência pública para discutir com a sociedade as demandas locais foi realizada no dia 20 de janeiro. A definitiva, de apresentação do plano, ocorre no próximo dia 14. Itaqui é um dos primeiros municípios do Estado a concluir o PLHIS. Também participaram da reunião o secretário do Trabalho e Ação Social, Sandro Veiga, o secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, o presidente do COMHAB, Jocelino Carvalho, além de outros representantes da sociedade.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610