02/04/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prefeito impõe como condição para renovar com a CORSAN a construção de uma estação de coleta e tratamento de esgoto

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se no final da tarde desta quinta-feira (02/04), com o assessor da...

CORSAN terá de construir uma estação de coleta e tratamento de esgoto se quiser ter sua concessão renovada

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se no final da tarde desta quinta-feira (02/04) com o assessor da Presidência da CORSAN, Giosepe Maino Bica, e o gerente da unidade local, José Luis Ximenes. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito e contou ainda com as presenças da vice-prefeita Claudete Bruck, do chefe de Gabinete Daltro Bernardes, do secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, e da presidente da Câmara de Vereadores, Gislaine Brum. Na pauta, a renegociação do contrato de concessão do abastecimento de água no município.

Gil já havia se reunido com Ximenes e a técnica em tratamento, Selmara Cabreira, no último dia 23 de janeiro, para tratar do mesmo assunto. Naquela oportunidade o prefeito disse que a intenção era de renovar o contrato, desde que houvesse a contrapartida da estatal em termos de investimentos no município. Desta vez não foi diferente. Só que a informação agora foi dada ao assessor Giosepe, pessoa ligada diretamente ao gabinete do presidente e a quem ele prometeu levar o que foi discutido esta tarde. Gil reforçou a vontade da Prefeitura em manter a parceria, mas impôs como condição a construção de uma estação de coleta e tratamento de esgoto.

– Nós bancamos a rede e a CORSAN a estação – propôs o prefeito.

Giosepe disse que a proposta é negociável e que o interesse da empresa é manter-se em Itaqui, já que, conforme anunciou, o município encontra-se numa posição estratégica. Ele garantiu que trará uma resposta ao prefeito até o próximo dia 22. O atual contrato foi firmado em junho de 1985, portanto, há quase 24 anos. De tão ultrapassado, prevê somente o abastecimento de água por parte da estatal.

Nesta sexta (03/04), a Câmara de Vereadores promove uma audiência pública a partir das 8h30min para discutir essa questão com a comunidade. Mas, segundo Giosepe, ela não é oficial, portanto não tem efeito para fins de renovação de contrato. Para esta finalidade, só se for convocada pela Prefeitura juntamente com a empresa, o que deve ocorrer somente em junho.

Sobre os constantes reparos que são feitos nas tubulações em Itaqui, o assessor justificou-os informando que dos 107 km de rede da cidade, 6 km são de fibra de amianto.

– É um material antigo que não resiste às mudanças de temperatura, por isso a quebradeira constante – argumentou.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e foto: Juliano Barbosa – 9610