10/04/2009 | Sexta-feira | 00h00

Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer divulga relatório das atividades

Secretário Albino

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer divulgou na tarde desta quinta-feira (9/4), relatório das atividades do 1º trimestre e início do 2º. Confira abaixo o texto assinado pelo secretário Albino Vaz Costa:

Itaqui, 9 de abril de 2009;

A Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer apresenta à comunidade itaquiense o relatório das atividades da Pasta, no intuito de atingir os objetivos atribuídos a ela.

A Secretaria, recém criada, tem a missão de promover a realização de eventos, projetos e desenvolver novas iniciativas que garantam o envolvimento da comunidade, resultando na melhoria da qualidade de vida da população itaquiense, proporcionando-lhes momentos de lazer e entretenimento, promovendo a cultura e o esporte no município de forma equilibrada e sustentável, oportunizando o acesso a todas as camadas populares.

É grande o desafio diante das dificuldades financeiras atuais, mas maior ainda é a determinação por parte da Secretaria em fomentar e formar grandes parcerias com a comunidade, com o objetivo de promover o fortalecimento do meio esportivo e cultural no município.

A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer realizou alguns eventos nestes primeiros três meses de governo, como o 1º Sarau de Poesia de Itaqui, comemorativo ao Dia Nacional da Poesia, o 1º Parque Rock Skate Bike e a 1ª Taça da Integração Itaqui e São Borja, torneio de futebol que reuniu os campeões municipais das duas cidades.

Entre os eventos e projetos que se encontram em fase de lançamento, destacamos o Curso Pealo Cultural, preparatório ao concurso de peões e prendas do município, aberto a participação de todos os interessados. O lançamento é neste sábado (11/4), às 9 horas, no CTG Rincão da Cruz. As inscrições são gratuitas. O curso será coordenado por Benjamim da Silva Filho, que por diversas vezes foi o Peão Farroupilha do município.

Na segunda-feira (13/4), às 19 horas, na sede da Liga Itaquiense de Futebol (LIF), no Parcão, será realizado um congresso técnico visando a 5ª Edição do Campeonato Municipal de Futsal.

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de abril, o palco do monumental Teatro Prezewodowski abrirá espaço para as artes cênicas, com a realização do 10º Festival Itaquiense de Teatro Amador (10º FIT). Presenças de grupos teatrais de todo o Estado. A entrada será gratuita. Serão apresentadas peças adultas e infantis.

Na área musical, o projeto Violão nos Bairros será mantido. Está em fase de licitação a contratação do instrutor. A partir de maio estarão abrindo turmas em vários locais da cidade. Maiores informações na Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, pelo telefone 3433-2323, ou direto no Teatro Prezewodowski.

Nos dias 1º e 2 de maio próximos, no rio Uruguai, na localidade do Cais do Porto, será realizada a 4ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Jet Ski 2009, parceria entre as secretarias de Esportes, Cultura e Lazer, e Indústria, Comércio e Turismo.

O projeto Esporte em Ação, Violência Não, é mais uma das iniciativas da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. Ele terá inicio na 2ª quinzena de maio, e será desenvolvido primeiramente com crianças e jovens do bairro Pró-Morar. São nossos parceiros nesta iniciativa o Regimento Sá Britto e o GSSI, que abrirão suas dependências para o desenvolvimento das atividades.

Um dos projetos que a Secretaria estará buscando a adesão dos tradicionalistas itaquienses é a participação na campanha para que Itaqui seja anfitriã da Chama Crioula do Estado em 2010.

A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer conta com orçamento limitado, e ciente das dificuldades enfrentadas pelo município, toma todo o cuidado para não criar falsa expectativa em pessoas ou entidades que nos procuram propondo seus projetos. Diante da atual crise, através de ações criativas superaremos os obstáculos, buscando parcerias, por exemplo, com o setor privado. Assim, através da soma de esforços, tornaremos possível desenvolver ações que atendam os anseios da nossa sociedade nas áreas esportiva e cultural. Portanto, mãos à obra.

Albino Vaz Costa,
Secretário de Esportes, Cultura e Lazer.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista responsável: Juliano Barbosa – 9610