17/04/2009 | Sexta-feira | 00h00

Secretária Mônica Leal tem agenda cheia em Itaqui

Da esq. p/ dir. : Gil, Mônica, Claudete e Albino

Foto: Ascom PMI

A secretária da Cultura do RS, Mônica Leal, chegou a Itaqui por volta das 9h desta sexta-feira (17/4), conforme previsto na programação divulgada por sua assessoria dois dias antes. Mônica veio participar da abertura do 10º Festival Itaquiense de Teatro Amador (10º FIT), que se estende até o domingo, 19, no Teatro Prezewodowski, e falar sobre o tema ‘Ações e Interiorização da Cultura’, no painel ‘Cultura e Legislação da LIC’ – Lei de Incentivo à Cultura – na Câmara de Vereadores, que contou também com a participação do coordenador do Sistema LIC, Fábio Rosenfeld, um dos integrantes da comitiva da secretária, composta por seis pessoas.

Logo na chegada, Mônica Leal foi recebida em frente à Prefeitura pelo prefeito Gil Marques Filho, a vice-prefeita Claudete Bruck e o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Albino Costa, para em seguida assistirem a Banda Marcial da Escola Estadual Profª. Odila Villordo de Moraes, que se apresentava ali em frente, na rua Bento Gonçalves.

Logo após, se dirigiram até o gabinete do prefeito, momento em que a secretária concedeu entrevista às emissoras de rádio presentes, recebeu alguns mimos oferecidos pelo município, como um prato com a pintura do Teatro Prezewodowski, um livro sobre Itaqui e uma réplica artesanal da Casilha do Porto. Gil aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto de restauração do Mercado Público e pedir empenho da secretária no sentido de agilizar os trâmites burocráticos.

– Terei o maior prazer em ajudar Itaqui a restaurar o seu Mercado Público. Temos verba para isso na Secretaria – afirmou Mônica.

Na sequência, a secretária foi levada ao Teatro Prezewodowski para participar da abertura do 10º FIT. Em seu discurso, fez referências elogiosas à casa de espetáculos e a receptividade do povo itaquiense. Ainda no teatro, o prefeito convidou-a a conhecer o Mercado Público. Convite aceito, todos – autoridades, assessores, convidados e imprensa – se dirigiram a pé até o mercado, a duas quadras dali. No trajeto, atravessaram a Praça Marechal Deodoro – também muito elogiada pela secretária Mônica – e fizeram uma parada no casarão da família Mondadori, um dos mais antigos e bem conservados do município, na rua Independência. O proprietário, Carlos Alberto Mondadori, ficou feliz com a visita inesperada e, como um bom anfitrião, guiou Mônica Leal pelos diversos cômodos do histórico casarão.

Depois da breve visita, chegou a vez do Mercado Público. A secretária ficou encantada com a arquitetura do prédio, mas lamentou o estado de conservação. No interior, fez perguntas sobre como funcionava o comércio no local, que produtos eram comercializados e por quanto tempo funcionou. Ela até brincou com o prefeito Gil. Atrás de uma das bancas, fingiu ser uma vendedora de carnes e ofereceu o produto ao prefeito, que também entrou na brincadeira.

Em seguida, continuando a caminhada, a secretária estadual da Cultura conheceu a Casilha do Porto – às margens do rio Uruguai – as obras da Praça do Cais do Porto e, de volta à Praça Marechal Deodoro, a Igreja Matriz de São Patrício, sendo recebida pelo pároco João Luiz Machry. Já passava das 13h quando todos se dirigiram a um restaurante no centro da cidade para recarregar as baterias.

Por volta das 14h30min, no plenário da Câmara de Vereadores, iniciou o painel ‘Cultura e Legislação da LIC’. Com uma boa presença de público, Mônica Leal abriu os trabalhos mostrando um vídeo sobre a Secretaria e suas atribuições. Em seguida, fez um resumo do seu trabalho à frente da Pasta e, mais uma vez, se colocou à disposição dos itaquienses para dar encaminhamento às demandas locais. Logo após, a secretária recebeu um telefonema de Porto Alegre, no qual foi comunicada que teria de estar no Rio de Janeiro no dia seguinte para receber uma verba proveniente de um intercâmbio cultural entre Brasil e França. Foi o suficiente para ela pegar a estrada em direção à capital do Estado. Nem pode assistir ao coordenador do Sistema LIC, Fábio Rosenfeld, que falou na sequência sobre ‘Legislação da LIC’. Na platéia, muitos carnavalescos e presidentes de escolas de samba interessados no assunto. O coordenador explicou em detalhes como funciona a lei e quem pode se beneficiar dela.

Ao final, Fábio trouxe a informação que a produtora cultural Aline Ferrão, responsável pelo carnaval de rua de Itaqui em 2008, teve sua prestação de contas recentemente aprovada pelo Conselho Estadual de Cultura, já que estava pendente desde quando promoveu o reinado de Momo aqui no município.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa – 9610