21/05/2009 | Quinta-feira | 00h00

Caminhada chama a atenção para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Prefeito Gil abriu a caminhada

Foto: Ascom PMI

A Secretaria do Trabalho e Ação Social, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Programa Sentinela e demais entidades que trabalham com crianças e adolescentes em Itaqui, realizaram na tarde desta quinta-feira (21/5) uma caminhada pela Rua Independência com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para um problema grave: o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização, que este ano chegou a sua 3ª edição, deveria ter ocorrido na segunda 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº. 9.970, de 17 de maio de 2000, mas devido ao mau tempo, foi transferida para esta quinta.

A largada foi dada no Parcão, após abertura feita pelo prefeito Gil Marques Filho. A passeata seguiu pela Rua Rincão da Cruz até chegar à Independência, chamando a atenção de comerciantes e pedestres. O encerramento ocorreu na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, onde foram desenvolvidas algumas atividades, como as apresentações do Coral de Crianças do Projeto Viva a Diferença e do Grupo de Danças do Projeto AABB Comunidade. Houve ainda a manifestação das autoridades presentes, entre elas a vice-prefeita Claudete Bruck e o secretário do Trabalho e Ação Social Sandro Veiga. Também falaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Doíza Silveira, a conselheira tutelar Rose Cabral e o coordenador do CRAS, Alberto Garcia.

Em Itaqui, segundo a conselheira Rose, são muitos os casos registrados de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, praticados na maioria das vezes por alguém muito próximo da vítima. Denúncias podem ser feitas através do telefone (55) 3433-7238.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610