12/05/2009 | Terça-feira | 00h00

Prefeito Gil se reúne com deputado Loureiro para articular construção de ponte sobre o Rio Itú

Deputado Loureiro e prefeito Gil

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na tarde desta terça-feira (12/5), em Porto Alegre, com o deputado estadual Adroaldo Loureiro (PDT). O encontro ocorreu no gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa, e teve como objetivo articular ações visando à construção da ponte sobre o Rio Itú, no Passo da Cachoeira, divisa com o município de Manoel Viana.

Loureiro disse que fará contato com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para agilizar o processo. Gil, por sua vez, ressaltou que empresários da região pretendem ajudar financeiramente o Estado e o município a erguer a ponte. A Prefeitura de Manoel Viana também quer investir recursos para concretizar a obra, de cerca de 90 metros de extensão.

O prefeito lembrou que o DAER tem um projeto de uma ponte metálica para o local. Como esse tipo de obra é mais rápida, Gil entende que seria a melhor alternativa. O deputado Loureiro vai procurar o órgão para buscar mais informações sobre o referido projeto. Atualmente a travessia é feita por balsa, mas pela precariedade da embarcação, não é possível transportar caminhões e ônibus, prejudicando a economia na região.

Vale lembrar que o deputado federal Cláudio Diaz (PSDB-RS) destinou a Itaqui, recentemente, emenda individual no Orçamento Geral da União 2009 nº. 21330011, no valor de R$ 200 mil, para apoio à construção da travessia.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610