27/05/2009 | Quarta-feira | 00h00

Secretaria da Educação mobilizou jovens e adultos no Dia do Desafio

A Secretaria da Educação se organizou...

Prefeito Gil abre oficialmente o Dia do Desafio

Foto: Ascom PMI

A Secretaria da Educação se organizou cedo na manhã desta quarta-feira (27/5) para o Dia do Desafio. Sob a coordenação do professor Ivelton Bohrer, com a parceria da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, o evento ocorreu na Praça Marechal Deodoro da Fonseca e contou com as presenças do prefeito Gil Marques Filho, da secretária da Educação Martha Luzia Delgado, do secretário de Esportes, Cultura e Lazer Albino Costa, do chefe de Gabinete Daltro Bernardes, do secretário substituto da Administração João Ayub e da vereadora Gislaine Brum, presidente da Câmara de Vereadores. Apesar do frio, um grande número de jovens e adultos participou das atividades.

Gil abriu oficialmente o Dia do Desafio por volta das 9h30min. Logo após saudar a todos os presentes, o mandatário falou sobre a importância para a saúde da prática regular de exercícios físicos. Em seguida, o professor Vicente Guterres comandou uma sessão de alongamento, que contou inclusive com a participação do prefeito e demais autoridades. Na sequência, professoras e alunas da Academia Gap realizaram uma série de apresentações de ginástica ‘jump’ e ‘jump ball’. Para encerrar as atividades da manhã, o professor Ivelton falou sobre o Projeto Cidadão em Ação, que assistirá crianças e adolescentes com aulas de dança, música, pintura, reforço escolar, xadrez e práticas esportivas no Clube Náutico Ipiranga e no Clubinho da Cohab.

Durante à tarde, foram realizados a 1ª Corrida da Saúde e um passeio ciclístico, que tiveram início por volta das 15h30min, com largada da Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Os participantes percorreram as ruas Bento Gonçalves, Paschoal Minoggio e Independência (confira abaixo a classificação da 1ª Corrida da Saúde).

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade física, por pelo menos 15 minutos. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Itaqui competiu este ano com a cidade uruguaia de Pando, de cerca de 24 mil habitantes.

Categoria Masculino

1º lugar - Júlio César Zacarias