21/05/2009 | Quinta-feira | 00h00

Secretaria da Educação se mobiliza para a Conferência Nacional de Educação

Da esq. p/ dir.: profª. Jucimara Sasso, profª. Roséli Carpes e secretária Martha Luzia

Foto: Ascom PMI

O Ministério da Educação realizará de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (CONAE). Antes, porém, serão realizadas conferências municipais ou intermunicipais no primeiro semestre de 2009, e, no segundo semestre, conferências estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é debater as necessidades educacionais da sociedade brasileira, com apresentação de propostas para melhorar a Educação Básica, a Educação Superior, a Educação Profissional e Tecnológica e as demais modalidades de ensino. Para isso estão sendo convocados a participar estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, entre outros.

Além do tema central - Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação - a CONAE terá seis eixos temáticos. São eles: I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; III - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; V - Financiamento da Educação e Controle Social; VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

A Secretaria da Educação está realizando reuniões periódicas com diversos segmentos da sociedade para incentivá-los a participar da Conferência Municipal que será realizada nos dias 26 e 27 de junho próximos, na Câmara de Vereadores. As demandas aqui elencadas, serão encaminhadas ao Estado para constarem no documento que será formalizado na Conferência Estadual para posterior apresentação na CONAE.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610