29/05/2009 | Sexta-feira | 00h00

Yeda inaugura Acesso Sul e assina ordem de serviço para retomada das obras de pavimentação da RS-529

A governadora Yeda Crusius...

Prefeito Gil e governadora Yeda

Foto: Ascom PMI

A governadora Yeda Crusius inaugurou no final da manhã desta sexta-feira (29/5) a obra de pavimentação do Acesso Sul a Itaqui, com extensão de 4,2 km e investimento de R$ 4,8 milhões por parte do Estado. Durante a solenidade, também foi assinada a ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da RS-529, rodovia que liga Itaqui a Maçambará. Serão 38,9 km asfaltados, a um custo de R$ 34,7 milhões para o governo estadual. Até o momento, foram concluídos 6,73 km de pavimentação.

A governadora ainda recebeu um conjunto de reivindicações em nome dos prefeitos da Fronteira Oeste. A principal solicitação envolve a pavimentação da RS-566, que liga os municípios de Maçambará e Alegrete. Yeda anunciou que está determinando a realização de um estudo para que já no orçamento do ano que vem sejam alocados recursos para a execução da obra. Pela RS-566 são transportadas anualmente 40 milhões de sacas de arroz. Além disso, a pavimentação reduzirá consideravelmente a distância até Porto Alegre, inclusive para os itaquienses.

Yeda Crusius também anunciou que autorizou a duplicação da capacidade da linha de transmissão de Maçambará. As obras, segundo ela, iniciam em 30 dias e representarão investimentos da ordem de R$ 13 milhões por parte da CEEE.

- É um conjunto de obras e investimentos para Itaqui e região. Isso demonstra o quanto a governadora está preocupada com o desenvolvimento da Fronteira Oeste - vibrou o prefeito Gil Marques Filho.

Yeda visitaria a Feira de Negócios do Arroz (FeirArroz), que ocorre no Parque do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará até esta sexta, mas em razão da falta de tempo - a governadora tinha outro compromisso em Santiago - não pôde participar do evento.

Participaram do encontro com a governadora Yeda Crusius, o prefeito Gil Marques Filho (PDT), o prefeito de Maçambará Aldérico Copatti (PMDB), o prefeito de Alegrete Erasmo Silva (PMDB), o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), os deputados estaduais Coffy Rodrigues (PSDB), Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Frederico Antunes (PP), além do diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) na Fronteira Oeste, Paulo Rogério Fernandes.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610