05/06/2009 | Sexta-feira | 00h00

Itaqui recebe equipamentos do Pronasci para a segurança pública

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário de Relações Institucionais...

Caixas contendo microcomputadores e impressoras para serem entregues aos municípios

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, participaram na manhã desta sexta-feira (5/6), em Bagé, da entrega de uma viatura e equipamentos de informática para o município provenientes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/Fronteiras), do Ministério da Justiça. Itaqui recebeu um Fiat Uno e dois computadores com impressora. Ainda serão entregues uma picape Chevrolet S10 e uma motocicleta. A solenidade contou com a presença do ministro da Justiça Tarso Genro.

O processo iniciou-se no último dia 15 de maio, quando Gil e o secretário substituto de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Vicente Sanches, participaram em Porto Alegre, no Salão de Atos da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da assinatura do convênio entre União, Estado e municípios, que permite a liberação de R$ 8,9 milhões destinados ao combate ao crime no campo e ao abigeato em 31 cidades gaúchas. O convênio prevê a aquisição de 123 viaturas que estão sendo destinadas à Brigada Militar, Polícia Civil e municípios, além de equipamentos de informática para serem usados nos gabinetes de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal, proporcionando o envolvimento direto dos municípios com a prevenção ao crime.

Hildebrando ainda visitou em Bagé o aterro sanitário municipal e a fábrica de ecotubos, que produz tubos de saneamento com pneus radiais velhos de carros e caminhões, que não têm destinação correta e poluem o meio ambiente.

- Precisamos dar um destino ao nosso ‘Lixão’. Por isso fui conhecer o aterro sanitário de Bagé para colher informações sobre o trabalho que eles realizam. Em relação aos ecotubos, esta é uma inovação mundial. O novo tubo leva cerca de cinco a 15 minutos para ser fabricado, enquanto o prazo de confecção do tubo de concreto é de 21 dias. Além do tempo recorde de produção, o custo se torna muito baixo frente ao tradicional. Cada tubo de concreto custa, em média, R$ 140,00, enquanto o valor de um ecotubo gira em torno de R$ 35,00 - informou o secretário de Captação de Recursos.

Gil e Hildebrando ainda participaram, às 15 horas, em Santana do Livramento, de uma Assembleia Regional do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede/FO). No encontro foram discutidos os critérios para elaboração de projetos para a distribuição dos R$ 5 milhões que serão destinados à região através da Consulta Popular 2009. A votação para apontar as prioridades regionais ocorrerá no próximo dia 5 de agosto.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610