Notícias

03/06/2009 | Quarta-feira | 00h00

VISA realiza inquérito sorológico para Leishmaniose na Ponte Seca

A equipe de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria da Saúde, começou...

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Equipes se preparam na Secretaria da Saúde para sair a campo coletar as amostras de sangue

Equipes se preparam na Secretaria da Saúde para sair a campo coletar as amostras de sangue
Foto: Ascom PMI

A equipe de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria da Saúde, começou na manhã desta quarta-feira (3/6), no bairro Ponte Seca, a realizar inquérito sorológico para Leishmaniose. A medida padrão se iniciou em razão de ter sido encontrado recentemente, em armadilhas montadas no local, o mosquito palha, transmissor da doença.


A meta da VISA é coletar sangue de aproximadamente 300 cães até a sexta-feira 5, período em que as equipes municipais da Saúde e Agricultura, 1º RCMec e 10ª Coordenadoria Regional de Saúde estarão no bairro. A área de atuação compreende um raio de 200 metros a partir do ponto onde foi encontrado o mosquito. As amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, para análise. Segundo a médica veterinária da VISA, Tatiana Braga, não há motivo para pânico.


- O mosquito que foi encontrado pode não estar infectado. Por isso não há motivo para desespero. Esta é apenas uma medida padrão que tem que ser tomada como precaução - ressaltou Tatiana.


PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610
Foto: Juliano Barbosa