11/07/2009 | Sábado | 00h00

Prefeito e secretária de Saúde participam de evento com a presença do ministro Temporão

O prefeito Gil Marques Filho e a secretária de Saúde, Eliane...

Eliane Piffero conversa antes de iniciar o evento com a coordenadora da 10ª CRS, Saionara dos Santos (de costas)

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e a secretária de Saúde, Eliane Piffero, participaram na manhã desta sexta-feira (10/7), no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, de uma solenidade com a governadora Yeda Crusius, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra. Na oportunidade, Temporão anunciou três medidas para combater o avanço da gripe A no Rio Grande do Sul.

A primeira delas visa reforçar a mídia regional, ampliando as orientações sobre a doença e as formas de contágio. A segunda prevê o aumento do teto financeiro do RS em mais R$ 2 milhões por mês para os serviços de atendimento básico. E a terceira promoverá a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) através de investimentos na rede hospitalar e nos Programas de Saúde da Família (PSFs), e da criação das Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPAs), que funcionarão como uma espécie de pronto-socorro, porém menor, para atendimento de casos de pequena e média gravidade.

Serão instaladas 32 UPAs durante o biênio 2009/2010, sendo 16 este ano e o restante em 2010. As 16 primeiras unidades terão investimento de R$ 34,4 milhões. A primeira delas deverá estar funcionando em 30 dias, provavelmente em Porto Alegre. Os outros municípios contemplados são: Alegrete (sede da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange Itaqui), Santa Rosa, Frederico Westphalen, Lajeado, Novo Hamburgo, Pelotas, Vacaria, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Guaíba, Erechim, Canoas, Cachoeira do Sul, Rio Grande, Santo Ângelo e Tramandaí. Temporão ainda anunciou o repasse de R$ 26 milhões para as obras do Hospital de Santa Maria.

- Vamos trabalhar para que cada recurso que aqui aporte, respondamos com indicadores positivos de desenvolvimento - ressaltou Yeda em seu discurso.

O ministro também apresentou aos prefeitos de vários municípios do RS presentes no encontro, os números da pandemia no Brasil e no mundo, falando sobre os sintomas da doença e os cuidados que a população deve ter.

- Temos uma capacidade de enfrentamento do vírus Influenza A diferenciada em relação a outros países graças ao SUS - discursou Temporão.

A Itaqui, segundo o prefeito Gil, resta aguardar o apoio do Exército ao trabalho que está sendo realizado pela Vigilância Sanitária Municipal (VISA) de orientação e monitoramento das pessoas que circulam diariamente pela Aduana da Receita Federal, no Cais do Porto, às margens do rio Uruguai, divisa entre Brasil e Argentina.

- Estamos fazendo um trabalho que é de responsabilidade da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Tomara que o anúncio feito pelo secretário Osmar Terra, na segunda passada, em Santa Rosa, de a ANVISA pagar diária aos profissionais de saúde municipais que estão realizando este monitoramento nas fronteiras desassistidas por ela, se concretize. A presença do Exército também é bem vinda - ressalta Gil.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610