15/07/2009 | Quarta-feira | 00h00

Prefeito visita o chefe do Executivo alvearense

O prefeito Gil Marques Filho e o chefe de gabinete, Daltro...

Travessia do rio Uruguai é feita através de balsa

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e o chefe de gabinete, Daltro Bernardes, fizeram uma visita de cortesia na manhã desta quarta-feira (15/7) ao prefeito de Alvear (AR), Miguel Angel Salvarredy. Na oportunidade, conversaram sobre a integração entre os dois municípios, as aduanas, a nova rampa do Porto argentino, a ponte internacional e a gripe A.

- Temos de somar forças para melhorar o intercâmbio entre as duas cidades, passando pela construção da ponte e qualificando o atendimento nas aduanas. Só assim aproximaremos mais nossos povos - disse Gil aos argentinos.

- Trabalharemos para isso. Nosso desenvolvimento depende diretamente desta integração - concordou Miguel.

Daltro informou que em breve será decidido se a Área de Controle Integrado ficará sediada na aduana de Itaqui ou na de Alvear.

- Vamos torcer para que fique no meio do rio - brincou o prefeito argentino.

Sobre a rampa construída recentemente no Cais do Porto de Alvear, as autoridades argentinas informaram que a mesma começará a ser utilizada daqui a alguns dias.

- Temos a nova rampa pronta, a Área de Controle Integrado para ser implantada e a aprovação no Senado de projeto que estabelece Itaqui como ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Só nos falta a construção da Ponte Internacional - defendeu Gil.

ZPE é um distrito industrial no qual é concedida a suspensão de impostos para empresas que exportem pelo menos 80% de sua produção. O projeto é de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Também participaram do encontro a secretária de Relações Institucionais da Prefeitura de Alvear, Roxana Urquiça, e o secretário de governo, Ramon Storti. Gil e Daltro foram declarados ‘Hóspedes de Honra’.

O prefeito e o chefe de gabinete ainda visitaram o prefeito naval, Cesar Marcelo Gimenez. Durante a visita, conversaram sobre a gripe A e o afogamento dos jovens itaquienses ocorrido no último final de semana no rio Uruguai. Na despedida, Gimenez propôs um almoço em sua residência entre as autoridades brasileiras e argentinas, porém não houve definição da data.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610