19/08/2009 | Quarta-feira | 00h00

Fogo Simbólico da Pátria chega a Itaqui

A chuva fina que caía em Itaqui na manhã desta quarta-feira...

A chuva fina que caía em Itaqui na manhã desta quarta-feira (19/8), não impediu que a Pira da Pátria, localizada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro, fosse acesa por uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria. Conduzida desde o trevo de acesso à cidade pela equipe juvenil masculina de handebol do Colégio Estadual São Patrício, bicampeã estadual dos Jergs 2007/2008, a centelha veio do município de São Borja trazida pela Liga da Defesa Nacional, entidade cívico-cultural fundada em 7 de setembro de 1916, por ilustres patriotas, liderados pelo poeta Olavo Bilac, e que tem por finalidade cultivar na opinião pública brasileira um elevado sentimento de patriotismo.

A partir da inauguração da Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 21 de abril de 1987, a ‘Corrida do Fogo Simbólico’, criada pela Liga em 1938 e que este ano chega a sua 72ª edição, tendo como tema nacional ‘Amazônia: ocupação, defesa e guarda’, e estadual ‘Ruben Berta: sua história, seu legado’, passou a ter um cunho municipal, com o fogo simbólico - que arde permanentemente nessa pira - sendo transferido, simbolicamente, para todos os municípios brasileiros, em comemoração à Independência do Brasil.

O acendimento da Pira da Pátria foi realizado pelo aluno da Escola São Patrício e integrante da equipe de handebol, Ivanói Cunha. Já o hasteamento da Bandeira do Brasil foi feito pelo prefeito Gil Marques Filho, ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda Municipal de Itaqui.

Nos discursos, Alex Freitas falou em nome da Liga, o sargento Emanuel Martins em nome do Regimento Sá Britto, e o prefeito Gil em nome do município. Após as falas, se apresentaram as bandas marciais das escolas Profª. Ulisséa Lima Barbosa (municipal) e Profª. Odila Villordo de Moraes (estadual), e a Banda Municipal, encerrando a solenidade que levou bom público à Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610