12/08/2009 | Quarta-feira | 00h00

Município habilitado para iniciar 3ª fase do Emancipar-RS

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário de Ação Social...

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário de Ação Social, Sandro Veiga, participaram na manhã desta terça-feira (11/8), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, do Fórum Estadual de Desenvolvimento Social - Novas Tecnologias de Enfrentamento à Pobreza, promovido pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS. Na oportunidade, o prefeito e o secretário habilitaram o município para iniciar a 3ª fase do Programa Emancipar-RS, que assiste, desde o mês de março, cerca de 250 famílias carentes de diversos bairros, na Associação Comunitária do Bairro Chácara (ACOBAC).

O Programa consiste em promover o desenvolvimento sustentável de famílias em situação de vulnerabilidade social e tem investimento previsto de R$ 113,3 milhões até 2010, atendendo a 18 mil famílias em todo o Estado. São desenvolvidos projetos nas áreas de habitação popular, empreendedorismo e acesso ao crédito, qualificação profissional, proteção social e trabalho e renda.

Audiências

Antes, porém, Gil esteve reunido com os deputados estaduais Coffy Rodrigues e Giovani Cherini, ambos do PDT. Aos parlamentares, na segunda (10), o prefeito solicitou que, através de emenda, seja incluído o projeto de construção da ponte sobre o Rio Itu, no Passo da Cachoeira, no orçamento estadual de 2010, que está para ser apreciado pelos deputados na Assembleia Legislativa. O projeto está orçado em R$ 600 mil.

O chefe do Executivo também se reuniu, no mesmo dia, com a consultora técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Oda Lia da Silveira. Gil solicitou uma análise jurídica sobre a possibilidade de exercer a medicina, concomitantemente, com o cargo de prefeito. A consultora ficou de estudar o caso.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610