26/08/2009 | Quarta-feira | 00h00

Prefeito parabeniza pescadores durante pagamento de seguro-desemprego

O prefeito Gil Marques Filho participou na manhã desta...

O prefeito Gil Marques Filho participou na manhã desta quarta-feira (26/8), no plenário da Câmara de Vereadores, da abertura do evento de encaminhamento do seguro-desemprego emergencial aos pescadores artesanais do município integrantes da Colônia Z-12. Coordenou os trabalhos, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira. A Colônia Z-12 é presidida por Lúcia de Freitas e conta com aproximadamente 200 pescadores registrados.

- Parabéns a todos vocês pela conquista do seguro-desemprego da estiagem. Esta foi uma demonstração clara de união - discursou Gil para um plenário lotado de pescadores.

O seguro-desemprego será pago em função da instrução normativa publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no início de junho, proibindo no Estado a pesca na bacia do Rio Uruguai, pelo período de 60 dias, por causa da estiagem prolongada. O pagamento será feito em duas parcelas, a primeira sendo paga em 30 dias.

Ainda serão encaminhadas as quatro parcelas referentes ao período da piracema, que se estende de 1º de outubro a 31 de janeiro, época de reprodução dos peixes na qual também é proibida a pesca no Rio Uruguai. O pagamento da primeira parcela depende de autorização do Ibama. O seguro-desemprego é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

- O pagamento é mais do que justo, pois os pescadores sustentam suas famílias através da pesca e não podem ficar a mercê da sorte durante quatro meses - disse o prefeito.

Gil ainda aproveitou a oportunidade para entregar ao superintendente Heron, documento no qual solicita ao ex-deputado estadual que gestione junto aos órgãos competentes recursos para a restauração do Mercado Público Municipal.

- No próximo dia sete, o Mercado estará completando 100 anos, ele que deve ser considerado um monumento ao trabalho, já que por muitos anos foi a casa de dezenas de comerciantes - lembrou o mandatário.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610