25/08/2009 | Terça-feira | 00h00

Projeto ‘Itaqui Tchê Espera em 2010’ é entregue ao presidente do MTG

A comitiva itaquiense que foi a São Lourenço do Sul participar...

A comitiva itaquiense que foi a São Lourenço do Sul participar do acendimento da 'Chama Crioula do Estado’, no último sábado (22), entregou ao presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Fernande Gress, cópia do Projeto ‘Itaqui Tchê Espera em 2010’. O evento contou com a presença da secretária da Cultura do RS, Mônica Leal. Segundo a organização, mais de 2.500 pessoas participaram da solenidade, entre representantes das 30 regiões tradicionalistas integrantes do Movimento.

Itaqui pleiteia ser sede da Chama Crioula do Estado no ano que vem. O Projeto conta com o apoio do coordenador da 3ª Região Tradicionalista - da qual o município faz parte -, João César Medeiros, que esteve na Fazenda Sobrado, em São Lourenço, juntamente com a vice-prefeita Claudete Bruck, reforçando a comitiva itaquiense, liderada pelo secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Albino Vaz da Costa.

São vários os motivos que qualificam Itaqui a sediar o evento no próximo ano. Entre eles estão: 30 anos da Chama Crioula no município, 51 anos do CTG Rincão da Cruz e 40 anos do CTG Cristóvão Pereira de Abreu em 2010; Uma das mais tradicionais semanas farroupilhas do Estado, e Terra do advogado Orlando Jorge Degrazia, um dos fundadores do MTG, e do jornalista e escritor Manoelito de Ornellas, ex-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e defensor da criação do MTG.

- Além de ser um marco histórico para o nosso município, será uma excelente oportunidade para divulgar Itaqui no cenário estadual - comentou a vice-prefeita Claudete, que passou boa parte da solenidade ao lado da secretária Mônica Leal.

Todos os anos um município gaúcho é escolhido para sediar a Chama Crioula do Estado. Este ano, coube a São Lourenço do Sul realizar o evento tradicionalista, que inaugura os festejos farroupilhas em todo o RS, tendo como tema ‘Os Farroupilhas e suas façanhas’. A eleição de escolha da sede acontece em um congresso estadual durante o mês de janeiro. Em 2010, Lagoa Vermelha sediará a disputa.

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas é formada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, secretarias estaduais do Turismo, Esporte e Lazer, da Cultura e da Educação, Brigada Militar e Famurs.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610