01/09/2009 | Terça-feira | 00h00

Fogo Simbólico arde na Pira da Pátria

A Secretaria de Educação realizou na manhã desta terça-feira (1º/9), na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, solenidade de abertura da Semana da Pátria. Participaram autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, Exército e segurança pública, e alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares.

Um numeroso público acompanhou os hasteamentos das bandeiras do Brasil (pelo prefeito Gil Marques Filho, no mastro central da Praça, e pelo comandante do 1º RC Mec, tenente coronel Adalberto de Oliveira Franco, no mastro lateral, em frente à Prefeitura), do Estado (pelo comandante da Brigada Militar, capitão André Luiz Stein), e de Itaqui (pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Éber Escobar de Almeida), a execução dos hinos Nacional Brasileiro e Municipal (pela Banda Municipal), o acendimento da Pira da Pátria (pelo aluno Van Petterson Garcia, do Colégio Estadual São Patrício) e apresentações da Banda Municipal e das bandas marciais das escolas Ulisséa Lima Barbosa, José Gonçalves da Luz, Corália Centeno, São Patrício e Odila Villordo de Moraes.

As atividades cívicas se estendem até o próximo dia sete, data de comemoração da Independência do Brasil. Ainda hoje, a partir das 20h, haverá Sessão Solene na Loja Maçônica Filantropia e Progresso Itaquiense. No dia quatro, às 15h, será realizada Missa Cívica na Igreja Matriz São Patrício e, às 19h, Sessão Solene na Câmara de Vereadores. No dia cinco, às 8h, a Escola Municipal Otávio Silveira promove ‘Sábado Cívico’ e, no dia sete, às 17h, acontece a solenidade de encerramento da Semana da Pátria.

O hasteamento e o arriamento das bandeiras serão realizados todos os dias, às 9h e às 17h, respectivamente. Já os tradicionais desfiles de sete de setembro ocorrerão somente em outubro. A decisão foi tomada pela Secretaria de Educação, por medida de segurança, em razão da gripe A.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610