Notícias

26/09/2009 | Sábado | 00h00

Professoras promovem confraternização no Dia Nacional do Surdo

Para comemorar o Dia Nacional do Surdo, celebrado neste sábado (26/9), as professoras...

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Para comemorar o Dia Nacional do Surdo, celebrado neste sábado (26/9), as professoras Tamara Zwan e Lizângela Pazetto, da Escola Municipal Otávio Silveira, promoveram uma confraternização com os alunos surdos da turma de Educação Especial do educandário. O evento ocorreu em um espaço da Escola Paraíso Infantil, cedido pela proprietária Taciana Zwan.


Especialistas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), Tamara e Lizângela coordenam projeto que tem como principal objetivo lutar pela inclusão dos surdos no mercado de trabalho e na própria sociedade.


- Eles estão engatinhando para conseguir o seu espaço - observou Tamara.


Chamado de ‘Comunidade Surda de Itaqui’, o projeto promove encontros semanais onde é desenvolvida uma série de atividades.


- Estamos batalhando para conseguir uma sede própria. Por enquanto usamos a Paraíso Infantil para os nossos encontros - ressaltou Lizângela.


Durante a confraternização, foram servidos salgados, bolos, tortas e chá. A aluna Vera Lúcia Marenco foi sorteada com um bolo.


O processo de alfabetização em Libras dura em média três anos. A turma da Otávio Silveira conta com 15 alunos, todos assistidos pelas professoras Tamara e Lizângela, que, aos sábados, na escola, ensinam a linguagem dos sinais aos pais e responsáveis pelos alunos surdos.


PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610
Fotos: Juliano Barbosa