12/09/2009 | Sábado | 00h00

Tudo pronto para iniciar a Semana Farroupilha

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa 2009), através...

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa 2009), através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, divulgou nesta sexta-feira (11/9), a programação oficial dos festejos farroupilhas no município. Confira abaixo:

13/09 - Domingo

10h30min - Programa TERRA XUCRA ‘25 anos’, da Rádio Cruzeiro do Sul.
Tertúlia e apresentação de artistas da terra.
Local: Praça do Porto.

14/09 - Segunda-feira

17h - Chegada da Chama Crioula na Praça Marechal Deodoro da Fonseca após percorrer 82 km (Estância Tapera do Coqueiro), conduzida por um piquete de cavalarianos, liderados pelo Hospedeiro da Chama 2009, Gaetano Santa Catarina, e Cosfa.

17h 30min - SOLENIDADE DE ABERTURA.
Apresentação: Ceneu Salcedo.
Recepção aos cavalarianos pela Assessoria da Mulher.
Abertura da Semana Farroupilha pelo prefeito Gil Marques Filho.
Hasteamento dos Pavilhões.
*Bandeira do Brasil - Ten. Cor. Adalberto de Oliveira Franco, comandante do 1º RC Mec.
*Bandeira do Rio Grande do Sul - Cap. André Luis Stein, comandante da BM.
*Bandeira do Município - Prefeito Gil Marques Filho.
Entoação do Hino do Rio Grande do Sul.
Entrega da centelha da Chama Crioula às entidades tradicionalistas participantes.

Obs.: A entoação do Hino Rio-grandense será conduzida pelo projeto social ‘Aprenda Violão no seu Bairro’, sob a responsabilidade do instrutor Rodrigo Oliveira.

18h - Show de abertura da Semana Farroupilha - Grupo Balanço da Fronteira (Itaqui-RS).
Local: Praça Marechal Deodoro da Fonseca

À noite: Manifestações culturais, culinárias campeiras e bailes gaúchos nas entidades tradicionalistas.

De 14 a 20 de Setembro - Recepção no Pórtico Tradicionalista pelo Piquete Acampamento Gildo de Freitas.

Dia 15/09 - Terça-feira

14h - I Encontro Regional ‘Valdir Bertin’ de Invernadas Artísticas.
Local: Teatro Prezewodowski - Entrada Gratuita.

Dia 16/09 - Quarta-feira

16h - Mateada da Cosfa.
Mateada Livre.
Demonstração de atividades campeiras pelo Depto. Campeiro da Cavalgada da Mulher Gaúcha.
Apresentação de Invernada Artística do CTG Rincão da Cruz.
Apresentação de Invernada Artística do CTG Cristóvão Pereira de Abreu.
Exposição de produtos artesanais de Itaqui - AARTI.
Show com Marcelo Antunes e convidados.
Local: Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

19h - Missa Crioula - Padre João Luiz Machry.
Local: Nas escadarias da Igreja Matriz São Patrício.

Dia 17/09 – Quinta-feira

14h - I Campereada ‘Querência Xucra’.
Local: Cocho Seco.

Dia 18/09 - Sexta-feira

15h - Painel sobre a cronologia de Manoelito de Ornellas.
Local: Teatro Prezewodowski - Entrada gratuita.

16h - II Mostra Itaquiense do Gaitaço.
Tertúlias.
Local: Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

19h - Solenidade, com outorga das Medalhas Rincão da Cruz aos homenageados Valdir Silveira e Sidney dos Santos, e outorga da Medalha Orlando Jorge Degrazia ao tradicionalista Eduardo Galhardo da Costa.
Homenagem da Cosfa aos 50 anos do CTG Rincão da Cruz, por serviços prestados ao tradicionalismo.
Homenagem ao 40º ano de falecimento do saudoso itaquiense Manoelito de Ornellas, poeta, jornalista, ensaísta, romancista e professor.
Homenagem aos 25 anos do Programa TERRA XUCRA - Rádio Cruzeiro do Sul
Local: Câmara de Vereadores.

Dia 19/09 - Sábado

16h - Mateada da Rádio Cruzeiro do Sul.
Tertúlias.
Mateada - Ervateira Cambona.
1º Mostra Cultural de Itaqui (stand com fotos, livros, CDs e DVDs de artistas itaquienses).
Sessão de autógrafos e declamação de poesias pelos membros da Academia Itaquiense de Letras.
Exposição de produtos artesanais de Itaqui - AARTI.

18h - Show com Délvio Oviedo e convidados.

Dia 20/09 - Domingo

10h - Abertura do desfile comemorativo à Epopéia Farroupilha, com a participação de todas as entidades tradicionalistas de Itaqui, previamente inscritas.
Apresentação: Édson Rivelino.

Obs.: A abertura será realizada pelo Grupo de Cavalarianos que realizou a 1ª Condução da Chama de Itaqui, em 1982, da Estância Silêncio, de propriedade de Sérgio Silva, em homenagem aos ‘30 Anos da Chama Crioula de Itaqui’. O Grupo de 1982 está assim composto: Sérgio Silva, Roberto Sayago, José Carlos de Lima Almeida, Jorge Carlos Howes Viçosa (Caco), Sérgio da Silva Filho, Otacílio da Silva (Dudu), José Elton Meus, Lucas Contursi (Bolha), Geraldino Pinheiro (Cardeal), Bento Pinheiro e Gringo.

12h - Churrasco nas entidades.

16h - Solenidade na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, de entrega de troféus às entidades participantes e pessoas agraciadas.

17h - SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO.
Arriamento dos Pavilhões e entoação do Hino Nacional.
*Bandeira do Brasil - Vice-prefeita, Claudete Bruck.
*Bandeira do Rio Grande do Sul - Presidente da Câmara de Vereadores, Gislaine Brum.
*Bandeira do Município - Secretário de Esporte Cultura e Lazer, Albino Vaz da Costa.
Entrega da centelha da Chama Crioula ao representante da Brigada Militar, para que seja realizada a condução da mesma para o próximo hospedeiro, na localidade de ‘Encruzilhada’, extinção da Chama pelo coordenador da Cosfa 2009 e entoação do Hino Rio-grandense.

Obs.: A cerimônia de premiação e entrega do Troféu ‘Manoelito de Ornellas’ ao Campeão Farroupilha 2009, será realizada na Câmara de Vereadores, no dia 21/09, às 19h30mim.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610