23/10/2009 | Sexta-feira | 00h00

Audiência da Comissão do Mercosul da AL lota a Câmara de Vereadores

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores, juntamente com a Comissão do Mercosul...

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores, juntamente com a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do RS, promoveram no final da tarde desta sexta-feira (23/10), no Palácio Rincão da Cruz, audiência pública para debater novas travessias sobre o rio Uruguai, questões relacionadas ao Mercosul, como deficiências no transporte fluvial, assim como alternativas e melhorias no setor. Mas o que se viu foi um debate exclusivo em torno da construção da ponte internacional ligando Itaqui à argentina Alvear.

Coordenada pelo deputado Paulo Azeredo (PDT), presidente da Comissão, a audiência contou com uma delegação numerosa de argentinos, composta pelos deputados da Província (Estado) de Corrientes, Alberto Simón e Lina Goyeneche, o vereador da cidade de Corrientes, capital da Província, José Luis Gálvez, além de autoridades aduaneiras e dos poderes Executivo e Legislativo das fronteiriças Alvear e La Cruz. Pelo lado brasileiro, estiveram presentes, além do deputado, autoridades municipais do Executivo e Legislativo, como o prefeito Gil Marques Filho, a vice Claudete Bruck, o chefe de Gabinete Daltro Bernardes e o vice-presidente da Câmara, Éber de Almeida (PDT), além de outros vereadores e representantes do Exército, Receita Federal, OAB, transportadoras, indústrias e de outros segmentos.

Durante a audiência, foi entregue a Azeredo cópia de uma resolução da Câmara de Vereadores (Concejo Deliberante) de Corrientes em apoio à construção da ponte. A mesma foi entregue ao prefeito Gil pelo vereador José Luis Gálvez, no momento da recepção aos argentinos, em ato realizado na Prefeitura, antes do início da audiência.

Reivindicações

Em comum acordo entre brasileiros e argentinos, foi elaborada uma lista de reivindicações que foram levadas pelo deputado Azeredo e também pelas autoridades argentinas, entre as quais se destacam: 1-) Implementação da Área de Controle Integrado no Porto Itaqui/Alvear e efetivação de Itaqui como Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – lei já aprovada pelo Senado –, antes que se iniciem os estudos de viabilidade econômica das travessias; 2-) Realização de audiências públicas nos municípios que brigam pela ponte – Itaqui/Alvear (RS/Corrientes), Porto Mauá/Alba Posse (RS/Misiones) e Porto Xavier/San Javier (RS/Misiones) –, tanto do lado brasileiro, quanto do lado argentino, e com a participação da empresa responsável pelos estudos; 3-) Abertura do Porto Itaqui/Alvear durante os finais de semana para tráfego de veículos leves, caminhões e pedestres.

– O poder público, as indústrias e as transportadoras têm a urgente necessidade de expansão dos negócios. Nossa ponte tem de ser viabilizada imediatamente – sentenciou o prefeito Gil.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa – 9610