05/10/2009 | Segunda-feira | 00h00

Posto Regional de Identificação já está funcionando

A vice-prefeita Claudete Bruck participou no sábado (3/10) e domingo, no...

A vice-prefeita Claudete Bruck participou no sábado (3/10) e domingo, no edifício Sinuelo, em frente ao Clube Caixeiral, de evento teste do Posto Regional de Identificação. Durante os dois dias, foram confeccionados 210 documentos de identidade isentos de taxa. A ação foi denominada de Programa Identidade Legal.

A unidade de Itaqui passa a ser a 53ª do Estado a operar regionalmente. Os serviços já estão sendo prestados desde o final de semana, com papiloscopista efetivado. Trata-se da itaquiense Cleonice de Almeida Dockhorn, aprovada no último concurso público do Instituto Geral de Perícias (IGP). Além da confecção de identidades, o posto conta com serviço de agendamento por telefone e emissão de atestados de antecedentes criminais.

- Com o novo sistema, as identidades serão entregues em no máximo cinco dias úteis. Antes, com a unidade vinculada a Alegrete, o prazo era de até 60 dias - lembrou Claudete, que por muito tempo trabalhou no local.

A vice-prefeita, inclusive, foi quem conseguiu que o posto se tornasse regional. Ela participou de constantes audiências no Depto. de Identificação do RS, vinculado ao IGP, nas quais pleiteava a mudança.

A pedido da governadora Yeda Crusius, a unidade será inaugurada oficialmente com a sua presença. A data, contudo, não foi divulgada pela sua assessoria.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610