05/11/2009 | Quinta-feira | 00h00

Agentes da dengue estão de camiseta nova

Os agentes de combate à dengue estão de camiseta nova. O alerta foi feito na...

Os agentes de combate à dengue estão de camiseta nova. O alerta foi feito na manhã dessa quinta-feira (05/11) pelo coordenador da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), Leandro Hiemer. Segundo Hiemer, recentemente duas pessoas não identificadas se fizeram passar por agentes da dengue.

Além das já conhecidas camisetas das cores laranja, verde e branca, os agentes estão usando uma nova, de cor roxa. Eles ainda utilizam um abrigo verde musgo, para os dias mais frios. Todas as vestimentas têm os logotipos da Secretaria Municipal de Saúde e da Visa. Além disso, os 12 agentes responsáveis pelo trabalho de campo, supervisionados pelo colega Dirceu Rodrigues, utilizam um crachá de identificação.

Cuidados redobrados no verão

Hiemer lembra que, com a chegada do verão e as altas temperaturas, os cuidados têm de ser redobrados para se evitar o aparecimento do foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, já que há pelo menos um ano não há nenhum registro em Itaqui. Ele cita como maus exemplos, água parada em vasos e jarros de planta, caixas d'água destampadas e pneus velhos ao ar livre.

– Todos os objetos que acumulam água oferecem risco e facilitam a proliferação do mosquito. Portanto, devem ser evitados ou receber a manutenção adequada – explica o coordenador da Visa.

Texto: Ascom PMI/Foto: Visa