26/11/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prefeito retorna de Brasília e assina contrato com a Corsan nesta sexta

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário municipal de Captação de...

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário municipal de Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, estiveram em Brasília nos dias 24, 25 e 26/11, participando de diversas reuniões com deputados, senadores e ministros do governo Lula.

A peregrinação pela Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional começou na terça (24) de manhã. Gil e Hildebrando fizeram do gabinete do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) sua base. Ali foi elaborado o cronograma de visitas às autoridades federais.

Reuniões com ministros

Logo de início, participaram de uma importante reunião com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e deputados da bancada gaúcha. No encontro, foram discutidas ações para amenizar os problemas decorrentes das chuvas que assolam o Estado e que já causaram prejuízos estimados em R$ 1 bilhão. Gil sugeriu reparos em estradas do interior.

Como essa reunião funcionou como uma espécie de pré-discussão da pauta de quarta (25), em reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e, diante da sugestão apresentada por Gil ao ministro Geddel, Itaqui foi contemplado por Stephanes com uma patrola para efetuar os reparos sugeridos pelo prefeito.

Conclusão do Corredor de Exportação

No mesmo dia, as autoridades municipais se reuniram com Giles Azevedo, chefe do Gabinete da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para gestionar uma verba em torno de R$ 2,2 milhões, para conclusão do Corredor de Exportação, do trecho que compreende a rua D. Pedro II – a partir da avenida Borges de Medeiros em direção à Vila Nova – e a avenida Mário Lopes. Segundo Gil, uma definição sobre o assunto será dada até o final do ano.

Audiência com o senador Zambiasi

Já na quinta (26), o prefeito e o secretário participaram de uma audiência com o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Na oportunidade, solicitaram uma emenda parlamentar ao valor aproximado de R$ 350 mil para construção de um ginásio municipal – com quadra poliesportiva – em uma área do Esporte Clube 14 de Julho. Zambiasi se comprometeu em ajudar, segundo Gil. Ele também tentará a liberação de financiamento feito pela Prefeitura junto ao Banco do Brasil – na ordem de R$ 1,2 milhão – para aquisição de escavadeira, patrola e dois caminhões-caçamba e, ainda, tentará viabilizar recursos para projeto de sinalização de vias urbanas.

Emendas com deputados

Durante os três dias em que estiveram na Capital Federal, Gil e Hildebrando visitaram vários deputados para solicitar emendas parlamentares. Com Pompeo de Mattos (PDT-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Beto Albuquerque (PSB-RS) e Enio Bacci (PDT-RS), conseguiram de cada entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para também serem investidos na construção do ginásio. Já o deputado Vieira da Cunha, além de se comprometer com R$ 100 mil para o ginásio, destinará R$ 100 mil para calçamento de ruas. A deputada Emília Fernandes (PT-RS) também se comprometeu com uma emenda para calçamento, mas o valor não foi definido. Claudio Diaz (PSDB-RS) prometeu R$ 100 mil, só não definiu para qual área será destinada a emenda.

Assinatura de contrato com a Corsan

De volta ao Estado, o prefeito Gil assinará às 8h30min desta sexta-feira (27), em Porto Alegre, contrato com a Corsan para prestação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Itaqui pelos próximos 25 anos.

Logo após, ele participará de uma reunião na Secretaria Estadual de Educação para tratar da possibilidade de compra de 40 bolsas escolares da Escola Técnica Itaquiense por parte da Secretaria, do ensino médio nas escolas do interior e da retirada de um transformador do pátio da Escola Estadual Dr. Roque Degrazia, que está causando transtornos a alunos e professores do educandário.

Fonte: Ascom PMI/Fotos: Divulgação