13/11/2009 | Sexta-feira | 00h00

Secretário de Agricultura do RS recebe demandas da FO para o setor

A Associação dos Secretários de Agricultura da Fronteira Oeste, composta...

A Associação dos Secretários de Agricultura da Fronteira Oeste, composta pelos municípios de Itaqui, Alegrete, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja e São Gabriel, realizou na manhã dessa sexta-feira (13/11), no Parque do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, a oitava reunião ordinária da entidade, que contou com as presenças do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), João Carlos Machado, e do presidente da Emater/RS, Mário Ribas Nascimento.

Coordenada pelo secretário municipal de Agricultura de Itaqui, Oneide Machado, a Associação promoveu a reunião com o objetivo de definir um plano de ações conjuntas para a região. Durante o encontro, foi entregue ao secretário João Carlos um documento contendo uma série de demandas da Fronteira Oeste para o setor, como por exemplo, a necessidade de atualização e expansão dos diagnósticos do setor leiteiro para um maior número de municípios; melhoria no uso e manejo do campo nativo (bioma Pampa), assim como da qualidade da alimentação animal; reestruturação do trabalho de extensão rural da Emater/RS, entre outras.

Ao final, o prefeito Gil Marques Filho – que também participou da reunião – e o secretário João Carlos assinaram um termo de cessão de uso de uma retroescavadeira da Seappa. O equipamento já está sendo utilizado para auxiliar microprodutores nas localidades interioranas do Itaó, Curuçu e Passo da Cachoeira.

Café da manhã com o prefeito

Antes da reunião no Parque do Sindicato Rural, João Carlos e Mário Ribas foram recepcionados pelo prefeito Gil na Prefeitura. Acompanhados pelos diretores dos departamentos de Produção Animal (DPA) e de Comandos Mecanizados (DCM) – ambos da Seappa –, Cláudio Bueno e o itaquiense Ony Lacerda, respectivamente, tomaram café da manhã no gabinete do prefeito, oportunidade na qual conversaram sobre a história de Itaqui e assuntos ligados ao setor primário.

Fonte/Fotos: Ascom PMI