03/12/2009 | Quinta-feira | 00h00

“Cumprir o contrato, este é o compromisso da Corsan com os itaquienses”, afirma o diretor-presidente da estatal gaúcha

O prefeito Gil Marques Filho recebeu no final da manhã desta quinta-feira...

O prefeito Gil Marques Filho recebeu no final da manhã desta quinta-feira (3/12), na Prefeitura, a visita do diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Luiz Ariano Zaffalon, e comitiva. Todos foram declarados hóspedes oficiais do município de acordo com o Decreto nº 5.409, de 30 de novembro de 2009.

Durante o encontro, Gil e Zaffalon conversaram sobre o contrato de prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário – lixo, drenagem e esgoto – assinado entre ambas as partes, na sexta-feira (27), em Porto Alegre, e que prevê investimentos em torno de R$ 35 milhões pelos próximos 25 anos em Itaqui.

Zaffalon atendeu a imprensa e afirmou que a responsabilidade da empresa está em cumprir tudo o que foi estipulado no contrato. Segundo ele, este é um compromisso da Corsan com os itaquienses.

O diretor-presidente ainda respondeu a alguns questionamentos sobre o funcionamento do poço artesiano perfurado no pátio da unidade local e a substituição dos três motores do 2º recalque queimados em decorrência das chuvas recentes. Sobre o poço, Zaffalon garantiu que até o final de dezembro o mesmo estará funcionando. Faltam apenas alguns detalhes a serem acordados com a empresa distribuidora de energia. Em relação aos motores, três novos foram adquiridos e estarão à disposição da unidade nos próximos dias.

Junto com a comitiva, veio um caminhão carregado com cerca de 1.500 metros de canos, de um total de cinco mil que será disponibilizado inicialmente pela estatal. O material será utilizado na renovação inicial de 10% da rede de água da cidade. A malha local é de 50 mil metros. A conclusão total da substituição da rede velha pela nova ocorrerá em dez anos.

Zaffalon ainda teve tempo para conhecer alguns setores da Prefeitura e o Theatro Prezewodowski, oportunidade na qual foi apresentado à história da Casa de espetáculos e conheceu a galeria de fotos dos artistas de renome que já se apresentaram naquele palco. O almoço ocorreu em um restaurante no Centro da cidade. Logo após, a comitiva seguiu viagem em direção a Quaraí.

Fonte/Fotos: Ascom PMI