18/12/2009 | Sexta-feira | 00h00

Casilha é lançada oficialmente

A 12ª edição da Casilha da Canção Farrapa foi lançada oficialmente na manhã...

A 12ª edição da Casilha da Canção Farrapa foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (18/12), no gabinete do prefeito. Organizado pela secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, com o apoio das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo, Relações Comunitárias, Administração e Saúde, e ainda Câmara de Vereadores, o festival acontece neste sábado (19) e domingo (20), no Theatro Prezewodowski, a partir das 21 horas.

Durante o ato de lançamento, falaram o sr. Fábio Daniel Costa – representando os músicos –, a presidente da Câmara de Vereadores, Gislaine Brum, o secretário de Cultura, Albino Vaz da Costa, e a vice-prefeita Claudete Machado, que ressaltou o empenho do Poder Executivo para realizar o evento, já que o mesmo já havia sido adiado e depois cancelado. Ao final, foram discutidos alguns assuntos e, logo após, os presentes posaram para uma foto.

O festival

A Casilha da Canção Farrapa é um tradicional festival da música gaúcha, no qual os grupos participantes cantam o dia-a-dia do homem do campo e a histórica Revolução Farroupilha. Nesta edição, 16 composições serão defendidas, sendo nove (9) na temática Nativista Campeira e sete (7) na temática Farroupilha. Participam grupos de Itaqui, Uruguaiana e Santa Maria.

A premiação é a seguinte: R$ 1.000,00 para o 1º lugar na temática Nativista Campeira, R$ 500,00 para o 2º lugar e R$ 300,00 para o 3º. Na temática Farroupilha, o 1º colocado receberá R$ 1.500,00, o 2º R$ 600,00 e o 3º colocado R$ 400,00. Todos também levarão para casa um troféu. O festival ainda contemplará a ‘Melhor composição sobre o Tema’ (R$ 300,00 e troféu), a ‘Música mais Popular’ (R$ 200,00 e troféu) e o ‘Melhor Intérprete’ (R$ 200,00 e troféu). Os grupos também receberão ajuda de custo no valor de R$ 200,00. A comissão organizadora instituiu este ano prêmio para a ‘Revelação do Evento’. O escolhido ganhará o ‘Troféu Dirceu Morosi Carpes’ – tradicionalista itaquiense falecido em 2007 – e a quantia de R$ 100,00. Ainda será entregue o 'Troféu Amigo da Casilha'.

Fonte/Fotos: Ascom PMI