03/12/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prédio do Mercado Público é finalmente tombado como patrimônio histórico do Estado

O prefeito Gil Marques Filho recebeu no início da tarde desta quinta-feira...

O prefeito Gil Marques Filho recebeu no início da tarde desta quinta-feira (3/12), da Secretaria de Cultura do RS, a informação de que o prédio do antigo Mercado Público Municipal foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. O prédio já possui tombamento municipal e foi declarado há alguns anos pela Assembleia Legislativa como integrante do patrimônio cultural do Estado.

O processo de tombamento estadual foi aberto por solicitação da Prefeitura. Recentemente, o prefeito Gil esteve reunido em Porto Alegre com a secretária de Cultura do RS, Mônica Leal, solicitando a agilização do processo. Hoje, finalmente, chegou a notícia.

No próximo dia 17, às 15 horas, na sede da Secretaria Estadual de Cultura, em Porto Alegre, Gil receberá a documentação que oficializa o prédio do Mercado Público Municipal como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

O reconhecimento de um bem móvel, imóvel ou natural como patrimônio impede a demolição ou alteração do projeto original. Fica permitido apenas o processo de restauração, desde que preserve as características originais da época em que foi construído.

Fonte/Foto: Ascom PMI