17/12/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prefeito assina documento que declara o Mercado Público patrimônio histórico do RS

Na tarde dessa quarta-feira (16/12), em Porto Alegre, a secretária estadual de Cultura, Mônica Leal, recebeu em seu gabinete o prefeito Gil Marques Filho e a primeira-dama Adília Marques. Na ocasião, foi assinado o documento no qual o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) declara o prédio do Mercado Público Municipal como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. O prédio já possuía tombamento municipal e foi declarado há alguns anos, pela Assembleia Legislativa, como integrante do patrimônio cultural do Estado.

O processo de tombamento estadual foi aberto por solicitação da Prefeitura. Há alguns meses, o prefeito Gil esteve reunido com a secretária Mônica, na Capital, solicitando a agilização do processo. Ontem, finalmente, houve a concretização.

O reconhecimento de um bem móvel, imóvel ou natural como patrimônio, impede a demolição ou alteração do projeto original. Fica permitido apenas o processo de restauração, desde que preserve as características originais da época em que foi construído.

O Mercado

Uma das principais referências urbanas do município e do Estado, a obra, projetada pelo arquiteto itaquiense Paschoal Minoggio, foi inaugurada em 7 de setembro de 1909. O prédio destaca-se não só pelo requinte arquitetônico, mas também por sua rica história. É testemunho do apogeu do intercâmbio socioeconômico nas áreas da fronteira entre Brasil e Argentina, que resultou em fartura e prosperidade para as comunidades da região durante o início e boa parte do século passado.

Fonte: Ascom PMI/Foto: Secretaria de Cultura do RS