Notícias

10/01/2010 | Domingo | 00h00

Itaqui conquista no voto o direito de sediar o acendimento da Chama Crioula do Estado

Por uma diferença de 38 votos, Itaqui conquistou neste sábado...

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Por uma diferença de 38 votos, Itaqui conquistou neste sábado (09/01), em Lagoa Vermelha, o direito de sediar o acendimento da Chama Crioula do Estado no próximo dia 21 de agosto, inaugurando os festejos farroupilhas em todo o RS.


Numa disputa acirrada com Alegrete – a outra candidata –, durante a realização do 57º Congresso Tradicionalista Gaúcho, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), no CTG Alexandre Pato, às margens da BR-285, a oficialização do resultado ocorreu quando já passava das 22 horas, momento no qual foram anunciados os 259 votos favoráveis a Itaqui contra os 221 em favor da candidatura de Alegrete. A delegação itaquiense, apesar de extenuada, vibrou muito.


Parte dela, sob o comando da vice-prefeita Claudete Machado e do secretário de Cultura, Albino da Costa, chegou à cidade já na sexta-feira (08) para combinar os últimos detalhes da apresentação do Projeto 'Itaqui Tchê Espera em 2010', que ocorreu por volta das 9 horas de sábado. Itaqui foi a primeira a defender sua candidatura. A produtora cultural Renita Stieler coordenou os trabalhos. Depois foi a vez de Alegrete. Ambas tiveram o prazo de dez minutos. Logo após, foi aberta a votação, que durou até às 17 horas, quando foi recolhida a urna para a contagem dos votos. Votaram os delegados dos CTGs filiados ao MTG e com a mensalidade em dia.


O resultado demorou a ser anunciado porque, como se tratava de um congresso, outros vários assuntos estavam em pauta. As atividades, inclusive, tiveram sequência no domingo. Mas a delegação itaquiense tomou o rumo de casa logo após divulgado o resultado da votação. Afinal, 582 Km deveriam ser percorridos madrugada adentro.


Panfletagem


Durante todo o processo de votação, membros da delegação itaquiense distribuíram panfletos e pediram votos para Itaqui aos milhares de representantes de todas as 30 regiões tradicionalistas do Estado presentes no CTG Alexandre Pato.


Apoio decisivo


Itaqui contou com o importante apoio da 3ª Região Tradicionalista (3ª RT), coordenada por João César Medeiros. Composta por 41 municípios e 72 entidades tradicionalistas, teve papel decisivo na eleição do município.


Fonte/Fotos: Ascom PMI


*Veja mais fotos em Galeria de Fotos