08/01/2010 | Sexta-feira | 00h00

Itaqui saberá neste sábado se sediará o acendimento da Chama Crioula do Estado

Uma comitiva liderada pela vice-prefeita Claudete Machado...

Uma comitiva liderada pela vice-prefeita Claudete Machado e pelo secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Albino da Costa, participará, neste sábado (09/01), em Lagoa Vermelha, da eleição que definirá se Itaqui ou Alegrete será sede do acendimento da Chama Crioula do Estado em setembro próximo. O evento antecede os festejos farroupilhas em todo o RS. Em 2009, São Lourenço do Sul foi o município escolhido.

Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), responsável pela organização do evento, pela manhã serão defendidas as duas candidaturas. A eleição está prevista para a tarde, com o anúncio do município vencedor ocorrendo no final do dia. Têm direito a voto apenas dois representantes de cada CTG do Estado vinculado ao MTG e que esteja com as mensalidades em dia.

Itaqui Tchê Espera em 2010

O projeto de Itaqui tem como slogan 'Itaqui Tchê Espera em 2010', e se baseia no fato de ter uma das semanas farroupilhas mais tradicionais do Estado. Além disso, o município comemora neste anos 30 anos da Chama Municipal permanentemente acesa, anualmente hospedada em uma propriedade rural diferente.

Itaqui conta com o importante apoio da 3ª Região Tradicionalista, composta por 41 municípios e 72 entidades tradicionalistas.

Fonte/Foto: Ascom PMI