29/01/2010 | Sexta-feira | 23h37

Reunião com o Sindserpi

Em pauta, defasagem salarial e data base

Prefeito Gil (E) durante a reunião com os representantes do Sindserpi

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã desta sexta-feira (29/01) com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaqui (Sindserpi). No encontro, ocorrido no gabinete, estiveram em pauta alguns assuntos pertinentes à categoria. Mas os principais discutidos foram a defasagem salarial e a alteração da data base de reajuste dos vencimentos.

Sobre o primeiro, o presidente do sindicato, Valnir Messa, entregou ao prefeito uma planilha onde constam os salários atuais dos servidores, dos padrões 1 a 13, e o cálculo atualizado do que deveriam estar recebendo.

– A reposição salarial passa prioritariamente por uma gestão administrativa austera – disse Messa.

Gil, por sua vez, apontou uma série de medidas que possibilitariam revisar e reajustar o salário dos servidores de forma integral de acordo com o índice inflacionário, como alteração dos planos de carreira, diminuição do número de cargos de confiança e estagiários, e aumento do número de funções gratificadas.

– Nossa meta para esse ano é aumentar a arrecadação, diminuir as horas-extras e evitar os gastos desnecessários. Os ganhos, repassarei ao funcionalismo – prometeu o prefeito, que completou dizendo que a Prefeitura atualmente está pagando o possível aos servidores.

Gil ainda informou que a assessoria jurídica está estudando a possibilidade de substituir a cesta básica por uma espécie de cartão alimentação no valor de R$ 60,00. A cesta do ano passado custava R$ 54,00. A de 2010 ainda não foi licitada.

– O cartão seria mais vantajoso porque o servidor compraria o que quisesse nos estabelecimentos conveniados. Além disso, nos pouparia tempo com a dispensa de licitação. Mas antes de qualquer decisão, temos de analisar se é legalmente possível fazer essa mudança e qual será o impacto financeiro nos cofres públicos – ressalvou o chefe do Executivo.

Em relação a alteração da data base, o sindicato apresentou uma proposta de antecipação da atual data de 29 de março para 1º de janeiro. O prefeito se comprometeu em antecipar para o primeiro dia de março.

– Será um ganho significativo de praticamente 30 dias – argumentou Gil.

A alteração, porém, depende de elaboração de projeto de lei e aprovação dos vereadores. Como a primeira sessão ordinária do ano da Casa Legislativa ocorrerá somente no dia 2 de março, teria de ser convocada uma sessão extraordinária ainda no mês de fevereiro.

Fonte/Fotos: Ascom PMI