22/01/2010 | Sexta-feira | 00h00

Visa redobra os cuidados em relação à dengue

Devido ao período de mais de um ano sem o foco do mosquito da dengue...

Agentes instalam uma armadilha

Foto: Ascom PMI

Devido ao período de mais de um ano sem o foco do mosquito da dengue em Itaqui, a estratégia de trabalho da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) mudou para esse ano. Conforme informou na manhã desta sexta-feira (22/01) o coordenador Leandro Hiemer, foram instaladas 52 armadilhas devidamente georeferenciadas e mapeadas, a fim de não deixar nenhum bairro da cidade desassistido.

O objetivo da ação é coletar amostras de possíveis larvas do inseto. As armadilhas são vistoriadas pelos agentes de endemias uma vez por semana e, nos demais dias, o trabalho de vistoria é realizado nas residências e terrenos baldios, com o intuito de eliminar qualquer possível criadouro do mosquito. Segundo Leandro, os moradores são orientados quanto às formas de prevenir a proliferação do inseto.

– Redobrar os cuidados de prevenção nessa época é fundamental para seguirmos sem o foco do mosquito – alerta o coordenador.

Ele também informa que a Visa está realizando um censo atualizado do total de imóveis, terrenos baldios, habitantes e cães e gatos – castrados ou não. O mapeamento, segundo Leandro, servirá para a Vigilância ter a visualização perfeita das respectivas densidades, separadas em localidades e essas por quarteirões, servindo como base para qualquer trabalho que venha a ser feito nas respectivas áreas.

– Teremos a noção exata da situação de cada bairro – explica.

Sobre a conservação de alimentos pelos estabelecimentos comerciais durante os meses de verão, Leandro alerta para a refrigeração adequada dos alimentos perecíveis, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação. Ele ainda lembra, mesmo aos que estão em dia com o alvará sanitário, que poderão providenciar a renovação do documento para o exercício de 2010. O mesmo serve para os estabelecimentos da área de saúde.

Fonte: Ascom PMI
Foto: Visa