02/02/2010 | Terça-feira | 18h22

Controle Interno se reúne com o prefeito

Foram apresentados o relatório de 2009 e o plano de trabalho para esse ano

Gil e a equipe do Controle Interno

Foto: Ascom PMI

Em reunião realizada no gabinete do prefeito durante a manhã desta terça-feira (02/02), o Sistema de Controle Interno – composto pelos servidores João Luis Ferner, Cláudia Passamani, Giovani Ferner, João Alberto Landarin e Germano Ferner – entregou ao prefeito Gil Marques Filho o Relatório de Atividades do Sistema de Controle Interno do Exercício de 2009 e o Cronograma de Visitas e Plano de Trabalho de 2010, que se refere às ações principais do Controle Interno.

Sobre as atividades do exercício de 2009, segundo o relatório, houve um decréscimo da insuficiência financeira em relação ao exercício anterior (2008) e os índices da Educação e da Saúde ficaram acima do limite mínimo exigido.

Já o Cronograma de Visitas e o Plano de Trabalho de 2010 ficou estabelecido da seguinte forma: nos meses de abril e maio, serão realizadas visitas às secretarias de governo para verificações em 'check list' e também in loco. Elas voltarão a se repetir em agosto e setembro. E durante todos os meses do ano, serão realizados acompanhamentos dos fechamentos contábeis. Além disso, bimestralmente ocorrerá a verificação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e quadrimestralmente do Relatório de Gestão Fiscal (RGF). Ainda será elaborada a Manifestação Conclusiva do Controle Interno (MCI) para ser enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

O Sistema de Controle Interno da Prefeitura de Itaqui é um dos pioneiros dentre todas as 496 prefeituras do Estado. Foi instituído através da Lei Municipal 2.073, de 22 de julho de 1994, e seu artigo 2º diz que trata-se de um órgão orientador, fiscalizador, controlador, de assessoramento do prefeito e de apoio ao Controle Externo – Câmara de Vereadores e Tribunal de Contas.

Fonte/Foto: Ascom PMI