09/02/2010 | Terça-feira | 23h27

Reunião entre brasileiros e argentinos para tratar da ponte Itaqui/Alvear

Buenos Aires sediará importante audiência no dia 23

Uma delegação de argentinos, encabeçada pelos deputados da Província de Corrientes, Pedro Cassani (presidente do Poder Legislativo), Aline Goyeneche, Ramon Simon e Alejandro Sitja, participou no final da manhã desta terça-feira (9/2), no gabinete do prefeito, de uma reunião sobre a construção da ponte internacional Itaqui/Alvear (ARG). Os 'hermanos' foram recebidos pela prefeita em exercício Claudete Machado e pelo chefe de gabinete Daltro Bernardes – articulador do encontro.

Na oportunidade, foi tratado sobre a audiência que ocorrerá em Buenos Aires, no próximo dia 23, entre as autoridades federais dos dois países, para a abertura dos envelopes das empresas concorrentes para realizar estudo de viabilidade econômica de construção de pontes em três pontos de fronteira – Itaqui/Alvear, Porto Mauá (BRA)/Alba Posse (ARG) e Porto Xavier (BRA)/San Javier (ARG). A primeira audiência, ocorrida em Brasília no dia 15 de dezembro do ano passado, acabou sendo desconsiderada por uma série de aspectos legais. Os argentinos ainda aproveitaram a vinda a Itaqui para visitar as principais indústrias beneficiadoras de grãos e conhecer o potencial econômico do município.

Também participaram da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, Éber de Almeida, demais vereadores e secretários de governo, representantes dos(as) transportadores(as), de clubes de serviço e associações de classe, o cônsul brasileiro em Paso de los Libres, Lucas Lage Brandão, o vice-prefeito de Alvear, Storti Ramon Dario, a secretária de Relações Internacionais do governo alvearense, Claudia Elisalde, e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade argentina, Juan Carlos Riquelme.

A ponte Itaqui/Alvear tem um custo orçado em aproximadamente 30 milhões de dólares. O valor seria financiado através de consórcio binacional entre Brasil e Argentina, sem participação da iniciativa privada.

Fonte/Fotos: Ascom PMI