07/04/2010 | Quarta-feira | 23h44

Claudete e Daltro participam de audiências com deputados e senadores na Capital Federal

Vice-prefeita e chefe de gabinete também estiveram em Porto Alegre no lançamento da Consulta Popular 2010

Da dir. p/ esq.: Claudete, Zambiasi, Daltro e Éber

Foto: Divulgação

A vice-prefeita Claudete Machado e o chefe de gabinete Daltro Bernardes participaram na terça-feira, no auditório do Centro Administrativo, em Porto Alegre, do lançamento da Consulta Popular 2010. O evento contou com a presença da governadora Yeda Crusius, que anunciou recursos na ordem de R$ 150 milhões, com bônus de R$ 30 milhões, caso seja aumentado em 500.000 o número de votantes em relação à Consulta Popular 2009.

Nesta quarta-feira, já em Brasília, Claudete e Daltro estiveram reunidos com o deputado Ruy Pauletti (PSDB-RS), membro do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Durante a audiência, entregaram um relatório sobre as tratativas junto à Câmara dos Deputados e Senado argentinos em relação à ponte Itaqui-Alvear (ARG). Claudete e Daltro solicitaram ao deputado empenho na defesa da obra junto ao Parlasul. A vice-prefeita também aproveitou para solicitar uma emenda para a construção do Complexo Esportivo Municipal 14 de Julho. O parlamentar, segundo Claudete, ficou de dar uma resposta nos próximos dias.

Logo após, os representantes de Itaqui estiveram no gabinete do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Éber Escobar de Almeida (PDT), também participou da audiência. Em pauta, o Projeto de Lei nº 155/2009, de autoria de Zambiasi, que dispõe sobre a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Itaqui.

Na oportunidade, a comitiva itaquiense buscou informações sobre a tramitação do projeto. Conforme o senador, o mesmo encontrava-se até aquele momento com o relator da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, senador Eliseu Resende (DEM-MG). Zambiasi orientou-os a fazer uma visita a Resende para que o mesmo agilizasse o parecer, o que motivaria a ida do projeto para votação na Câmara, já que se trata de um assunto importante e que credencia Itaqui para ser contemplado com a construção da ponte.

Claudete, Daltro e Éber se deslocaram até o gabinete do senador Resende e prontamente foram recebidos por ele. Ao solicitarem a formulação do parecer, foram informados que o mesmo já estava elaborado, faltando somente a sua assinatura. De imediato, Eliseu Resende sacou a caneta do bolso e efetuou a mesma, determinando a sua assessoria, em seguida, a rápida tramitação do projeto. Eliseu ainda se colocou à disposição do município para trabalhar em prol da construção da ponte Itaqui-Alvear.

A comitiva itaquiense permanece na Capital Federal nesta quinta-feira, onde participa de outras várias audiências.

Fonte: Ascom PMI