Notícias

28/04/2010 | Quarta-feira | 19h37

Emancipar RS prestes a formar a primeira turma de profissionais em Itaqui

Programa assiste 300 famílias em situação de vulnerabilidade social

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Alunos durante o curso de Operador de Computador

Alunos durante o curso de Operador de Computador
Foto: Cláucia Britto

A Secretaria do Trabalho e Ação Social está executando, na Associação Comunitária do Bairro Chácara (ACOBAC), o Programa Emancipar RS, que assiste 300 famílias do Bairro 24 de Maio e vilas Ipê e Vó Percília. Nos próximos dias, será formada a primeira turma dentre os muitos cursos que serão realizados ao longo do ano. Após a conclusão das 220 horas/aula, os 20 participantes estarão aptos a encarar o mercado de trabalho como operadores de computador.

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS), o curso iniciou a sua derradeira etapa – de montagem e desmontagem e formatação de microcomputadores – contando com o apoio da Associação Madre Paulina de Amparo ao Menor (Ampara), através da coordenadora Terezinha Bolzan, que disponibilizou uma sala com os micros para que os alunos pudessem concluir o processo de ensino-aprendizagem. O secretário do Trabalho e Ação Social, Sandro Veiga, destaca a importância da formação profissional para esses cidadãos, todos oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

– Aqui eles encontram uma oportunidade de qualificação profissional gratuita. Com isso, se capacitam para ingressar no disputado mercado de trabalho, melhores preparados e mais bem dispostos. É uma nova forma de assistência social que estamos implantando em Itaqui – diz.

O Emancipar RS tem por objetivo promover a emancipação de pessoas, famílias e comunidades socialmente vulneráveis. É liderado pela Secretaria Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, com a participação efetiva dos municípios. As ações desenvolvem-se em áreas como educação profissional, habitação popular e acesso ao crédito e cidadania.

Fonte: Ascom PMI
Foto: Cláucia Britto